Numa semana de testes na cozinha, foi difícil escolher que receita postaria primeiro para os leitores. Optei pelo peixe, pela gostosura e também rapidez no preparo.
Os filés de tilápia (indico aqui os fresquíssimos do Jair Diniz – (11) 9 9831-7777) devem ser cortados na direção longitudinal, no comprimento, para ficarem mais finos e práticos para fazer os rolinhos. O restante dos ingredientes, em geral, temos à mão e, num prato único, está pronta a refeição.
A receita está com o passo a passo dos preparos. Sugiro que a leiam inteira, pois são diferentes preparos, rápidos, mas fazê-los nessa ordem agiliza o processo.

- 500 a 600 g de filés de tilápia (5 a 6 unidades, dependendo do tamanho)
- Sal
- 1 colher (sopa) de óleo
- Suco de um limão grande
Tempere os filés com sal, pimenta, óleo e suco de limão e reserve enquanto prepara o restante.
- 600 g de batatas descascadas, em cubos grandes, cozidas em água e sal
Pode cozinhar na pressão, deixando cerca de 4 minutos após a pressão para que não amoleçam demais. Escorra, espalhe num pirex refratário e reserve.
Para gratinar:
- 150 g de mussarela (em fatias ou ralada)
- 100 g de bacon em cubinhos fritos
Molho bechamel:
- 50 g de manteiga (cerca de 3 colheres)
- 100 g de farinha de trigo (cerca de 3 colheres também)
- 600 ml de leite ou um pouco mais
- Sal e pimenta a gosto
- Noz-moscada ralada a gosto
- 50 g de queijo parmesão ralado
Coloque na panela a manteiga para derreter, junte a farinha de trigo mexendo sempre até subir um cheiro de biscoito (sinal de que a farinha está cozida).
Junte o leite em temperatura ambiente e vá mexendo para não empelotar. Se por acaso ficar muito grosso, pode colocar um pouco mais de leite, pois, ao esfriar, ele endurece um pouco mais. Depois que ferver, junte o queijo ralado, desligue e reserve.
Nesse intervalo, frite o bacon e reserve.
Montagem:
Sobre as batatas, vá colocando os filés temperados enrolados como um caracol. Depois de dispor todos, espalhe o molho bechamel sobre tudo. Por cima, disponha a mussarela e o bacon frito. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 35 minutos, até perceber que está gratinado e a tilápia cozinhou.
Sirva com arroz branco.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários