news-details
Redescobrindo

Tender para o Natal

Natal sem tender, para mim, fica sem graça. Na nossa reunião na noite de Natal, a tradição é ter um tender e, por muito tempo, era minha a tarefa de prepará-lo.

Tender é um tipo de presunto suíno, feito do pernil (parte traseira da perna do porco), que é temperado, cozido e defumado, resultando em uma carne macia, suculenta e saborosa, muito popular nas ceias de Natal e Ano-Novo no Brasil, geralmente servido assado com acompanhamentos agridoces como frutas em calda: ameixas, pêssegos, figos... Ele é conhecido pela cor rosada e sabor característico, sendo uma opção mais “tenra” que o presunto comum.

O preparo tradicional da minha família é fazer uma mistura das caldas de vários doces e uma garrafinha de Coca-Cola, um amarrado de ervas frescas (salsa, cebolinha, manjericão) que se coloca no tender para ser aferventado e depois assado.

Mas este ano vi uma receita diferente que resolvi testar. O resultado foi saboroso, mas a técnica de fatiar o tender antes de assar só é válida caso ele seja para um petisco de entrada, para espetar com palitinho cada pedaço como as porções, pois, ao fatiar finamente, como é o costume da minha família, ele não rende e os pedaços ficam feios para compor a tigela de servir.

Então, com as devidas modificações (na foto, você perceberá que fatiei como é a receita tradicional), na versão sugerida não ficou bom. Então vamos aprender mais uma opção, pois, se analisarmos o custo-benefício com o valor de outras carnes e o rendimento de um tender, vale investir. Caso sobre, dá para manter na geladeira e comer devagar depois.

                   INGREDIENTES

 - 1 tender de cerca de 800g a 1 quilo

 - 3 colheres (sopa) de margarina derretida

 - 1 colher (sopa) de páprica defumada ou doce

 - 2 colheres (sopa) de mel

         MODO DE PREPARO

Misture os ingredientes e despeje no tender, que deve estar furado com o garfo ou com alguns vincos rasos feitos com a faca por toda extensão da carne (na receita, a recomendação era cortar em fatias sem, no entanto, desprendê-las até o final, mas aconselho não fazer desse modo para não ressecar). Leve assar coberto com papel manteiga por 20 minutos a 180ºC.

Enquanto isso, prepare um segundo molho:

Suco de 3 a 4 laranjas

 - Meia xícara (chá) de shoyo

 - 1 colher (sopa) de páprica

Retire o tender do forno e regue com essa calda retornando por alguns minutos ao forno. Depois, retire da assadeira o molho que restou, coloque-o numa panelinha e junte meio copo de água, 1 colher (sopa) de farinha de trigo e misture bem juntando na calda. Leve ferver para engrossar um pouco.

Fatie o tender e arrume num prato (perceba que cortamos em fatias finas na direção inversa aos cortes/ fatias sugeridos na receita original que foi como petisco). Sirva com batata palha, regue o molho por cima e, para acompanhar, pode ter um creme de milho se gostar.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Até nosso próximo encontro!

Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image