Já começando com algumas sugestões para as festas de final de ano, que estão chegando, trago um macarrão saboroso, enriquecido com espinafre, que agrada todos os paladares e fica muito bonito na sua mesa de Natal.
Fiz num domingo desses e por aqui foi aprovado. O trabalho maior é separar as folhas de espinafre para cozinhá-las, o que você pode fazer na véspera e deixar tranquilamente na geladeira para usar no seu molho cremoso no dia seguinte.
Usei o talharim tipo caseiro (marca De), mas o espaguete também funciona e acredito que fica até mais saboroso por se tratar de uma massa mais leve.
.jpg)
- 1 maço de espinafre cozido, espremido e picadinho
- 3 xícaras (chá) de leite de vaca
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 2 colheres (sopa) cheias de amido de milho ou farinha de trigo
- 2 saches ou cubos de caldo de legumes
- 100 gramas de presunto picadinho
- Sal e pimenta a gosto
- Queijo ralado para salpicar
- Espinafre cozido
- Misture o leite com a margarina, o amido de milho e o caldo de legumes. Leve ao fogo para engrossar, prove o sal, a pimenta e reserve. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Enquanto isso, pique o presunto, reserve e tenha o espinafre cozido em mãos.
- Chegando no ponto de cozimento, escorra o macarrão, deixando reservada uma xícara da água caso necessite hidratar o macarrão ao final.
- Minutos antes, aqueça o molho, junte o espinafre e espere ferver. Coloque o macarrão num pirex, vá misturando o presunto e o molho até envolver todo o macarrão. Se achar necessário, vá colocando aos poucos a água do cozimento reservada. Salpique queijo ralado a gosto e sirva a seguir.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
***
0 Comentários