Em 2024, é celebrado um grande marco para a história nacional, o aniversário de 150 anos da Imigração Italiana, comemorado oficialmente em 21 de fevereiro – data que remete à chegada do navio “La Sofia”, em 1874, com quase 400 italianos.
A redação do Jornal Em Dia Bragança conversou com Edilberto Daolio, presidente da Sociedade Ítalo Brasileira de Bragança Paulista, que contou um pouco sobre a história da imigração. Segundo ele, o final do século XIX foi um período conturbado na Europa, especialmente na Itália.
Diversas empresas passaram a estimular a emigração italiana, mesmo com o apoio governamental. Diante disso, italianos começaram a procurar uma forma de vida mais digna em muitos lugares do mundo. O Brasil foi um local muito propício para isso, pois a mão de obra escrava estava sendo questionada e logo depois foi proibida – e os italianos acabaram suprindo essa falta. Outro fator foi a religião: o Brasil era católico e a grande maioria dos italianos também.
Os italianos desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento da agricultura brasileira, especialmente no cultivo do café. Além disso, contribuíram significativamente para a indústria, comércio, artes e gastronomia. A presença italiana no Brasil é notável até hoje, influenciando aspectos da cultura brasileira, como a língua, culinária, festas e tradições.
A população do estado de São Paulo, em especial pelos 13 milhões de pessoas descendentes desta etnia, que representam cerca de 32,5% do povo paulistano, evidenciam a forte presença da cultura italiana nessa região. Atualmente, são 32 milhões em todo Brasil.
“Grande parte dos italianos que vieram para Bragança eram agricultores e foram aproveitados nas fazendas de café de nossa cidade. Porém, outra parte era de artífices das mais variadas profissões. Marcaram nossa cidade pedreiros, marceneiros, pintores, músicos, entre outras atividades. E hoje Bragança é a Capital Nacional da Linguiça graças a italianos que vieram para cá com o conhecimento das carnes e seus temperos que proporcionou essa especialidade apreciada pelo Brasil todo”, comenta Edilberto.
Conforme o presidente, a Sociedade Ítalo-Brasileira (SIB) de Bragança Paulista foi fundada em 2 de fevereiro de 1891 e já passou por vários nomes e estatutos. “Sempre funcionou em sua sede à Rua Coronel Leme, prédio hoje tombado. Hoje, a SIB tem a vocação de difundir a Cultura e a Língua Italiana, não somente de apresentações em italiano, mas sim receber em seu espaço todas as manifestações artísticas, culturais, culinárias, entre outras”, diz.
Atualmente, a Sociedade Ítalo-Brasileira possui um quadro associativo em crescimento, tanto em números quanto em qualidade.
Edilberto explica que uma meta da SIB para os próximos anos é a ampliação dos espaços. Ele também contou ao Jornal Em Dia Bragança que, a Sociedade criou o Instituto Brasil Itália, que abrigará escolas de música, idiomas, teatro, restaurante escola, biblioteca, agência de turismo, etc.
Um dos projetos que estão sendo elaborados no momento é o projeto arquitetônico que proporcionará, em breve, o lançamento da pedra fundamental do edifício.



TERMO DE COLABORAÇÃO ENTRE A PREFEITURA E A SOCIEDADE ÍTALO BRASILEIRA
Recentemente, a assinatura do termo de colaboração entre a Prefeitura e a Sociedade Ítalo Brasileira de Bragança Paulista foi formalizada, visando à realização de atividades comemorativas pelos 150 anos da Imigração Brasileira no Brasil em 2024.
Segundo Edilberto, a parceria foi assinada pelo prefeito Amauri Sodré, pelo deputado do Parlamento Italiano, Fabio Porta, e pela SIB. “Essa parceria demonstra uma profunda sensibilidade por parte do prefeito em homenagear a Colônia Italiana neste ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana. Com a participação da Prefeitura Municipal, os eventos durante o ano terão uma estrutura e elaboração mais refinadas. Isso é bom para SIB, para a Colônia Italiana e para a cidade num geral. Muita gente virá para Bragança, tanto para elaborar esses eventos como para participar deles”.
PARTICIPAÇÃO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO
No dia 11 de março, o presidente da Sociedade Ítalo Brasileira de Bragança Paulista participou de uma Assembleia Legislativa em São Paulo, uma homenagem aos 150 Anos da Imigração Italiana. Edilberto contou à redação que uma comitiva de deputados do Parlamento Italiano veio ao evento, que também contou com a presença do prefeito Amauri Sodré.
COMEMORAÇÃO DOS 150 DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASIL
Os eventos em comemoração aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil terão início em abril, seguindo até dezembro, com diversas atividades relacionados com a cultura italiana que prometem agradar a todos os públicos. “Certamente vamos contentar a todos os gostos e levar o nome de nossa cidade para todo o país e também para Itália”, finaliza.
Caso tenha interesse em saber mais sobre a instituição, entre em contato pelo e-mail: edilbertodaolio@uol. com.br ou pelo telefone: (11) 9 9969-8527.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários