Por Padre Diogo Albuquerque
Entrar na Semana Santa é seguir os passos de Jesus rumo à cruz e à vida nova.
A Igreja vive, nesses dias santos, o coração de sua fé. Não recordamos apenas eventos do passado, mas celebramos sacramentalmente o Mistério Pascal: a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
“Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação” (Rm 4,25).
Na Quinta-feira Santa, Jesus institui a Eucaristia e o sacerdócio, e nos dá o mandamento do amor. Na Sexta-feira Santa, Ele se entrega como Cordeiro sem mancha, carregando nossos pecados. No Sábado Santo, a Igreja silencia e espera, como Maria, na esperança da Ressurreição.
“Cristo morreu por todos, para que os que vivem já não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2Cor 5,15).
No Domingo da Páscoa, celebramos a maior de todas as vitórias: a morte foi vencida, a vida triunfou. Jesus ressuscitado é o princípio de uma nova criação. Sua Ressurreição nos dá esperança, força e sentido para viver.
“Se com Ele morremos, com Ele também ressuscitaremos” (2Tm 2,11).
A luz do Ressuscitado deve brilhar em nossa vida. Ele nos envia como testemunhas do Evangelho. A cada Eucaristia, celebramos a vitória pascal e somos alimentados pela presença viva de Cristo.
“Ressurreição de Cristo é a nossa esperança mais certa” (CIC 989).
Vivamos a Semana Santa com fé, e a Páscoa com alegria. A Cruz nos redime, e a Ressurreição nos transforma.
Cristo ressuscitou! Verdadeiramente ressuscitou! Aleluia!
***
0 Comentários