Na 36ª Sessão Ordinária do ano da Câmara Municipal de Bragança Paulista, ocorrida na terça-feira passada, 9, os vereadores aprovaram, em 2º turno, o Projeto de Lei 37/18, de autoria da vereadora Rita Leme, que institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos, Tecidos e Medula Óssea, a ser realizada anualmente na semana de 27 de setembro.
A mesma vereadora também é autora da Moção 59/2018, aprovada em turno único. Na matéria, ela propõe ao Executivo estudos visando a implantação de núcleos de Terapia Comunitária Integrativa em Bragança Paulista. Os vereadores encerraram a ordem do dia com a discussão e aprovação do Projeto de Resolução 3/2018, do vereador Ditinho Bueno do Asilo, que altera a o Plantão Obrigatório dos Vereadores, com a permissão para justificativas em caso de participação em missões oficiais.
Autor do Projeto de Lei Complementar 11/18, o vereador Quique Brown solicitou a tramitação em regime de urgência. Com a aprovação dos vereadores, a matéria que altera a redação da Lei 4.570, que criou o Programa Vou de Bicicleta e o Selo Empresa Amiga do Ciclista com a concessão de incentivo fiscal em desconto anual de até 10% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) às empresas que fizerem adesão estava prevista para ser votada em turno único na sessão dessa terça-feira, 16, que até o fechamento desta edição não havia sido realizada.
TRIBUNA LIVRE
Para a Tribuna, o vereador Ditinho do Asilo convidou a cirurgiã dentista Elizabeth Simões, que falou em nome da Associação de Cuidadores de Bragança sobre a importância da capacitação de cuidadores de idosos. “O envelhecimento bate a nossa porta, o número de idosos cresce e o país não está preparado para atender a todos, e nem sempre o familiar tem disponibilidade de cuidar do paciente acamado”, destacou.
Ela afirmou que o aumento da expectativa de vida é resultado de políticas públicas que foram implementadas nos últimos anos; porém, neste período, os idosos vêm apresentando mais doenças crônicas como cardiopatias, diabetes, artrose e demências. “Um cuidador bem treinado precisa aprender o processo de envelhecimento, saber as patologias inerentes e conhecer o conceito de família, para que saiba se comportar com o mínimo de intromissão possível e respeite o processo”, completou.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandro de Souza Morais, foi o segundo a ocupar a tribuna para falar das ações do Programa Município Verde Azul, que estão sendo realizadas em Bragança Paulista, citando as práticas que estão sendo aplicadas no município, como: descarte de óleo de cozinha nas escolas, instalação de unidade de sustentabilidade no Napa (Núcleo de Apoio ao Aluno e Professor) com cisternas, sensor de presença, bebedouros com reservatórios que servem para regar jardins, a substituição de lâmpadas comum por led nas vias públicas e bicicletas elétricas para rondas. “O Município Verde Azul é um processo de evolução, em que cada cidade participante tem um índice menor no primeiro ano de mandato e vai melhorando em decorrência das ações que vão sendo desenvolvidas no dia a dia da gestão, e que tenham continuidade”, finalizou.
0 Comentários