Na próxima segunda-feira, 1º, tem início a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo, instituída pela Lei 4.448, de 2014, por meio de um projeto de lei de autoria da vereadora Fabiana Alessandri. Vários eventos serão realizados em parceria com a Amadas (Associação de Pais e Mães de Autistas de Bragança Paulista), marcando o dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.
No dia 2, terça-feira, das 11h às 16h, diversas ações serão realizadas na Praça Raul Leme para informar e orientar a população sobre o autismo, seu diagnóstico e tratamento. Às 16h, Ana Paula Miranda, enfermeira pós-graduanda em Humanização da Saúde, gestora do blog Nós e o Autismo e mãe de gêmeos com autismo, fala sobre o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo na Tribuna Livre da sessão ordinária da Câmara Municipal.
Ainda no dia 2, das 13h30 às 17h, a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista promove a palestra “Conversando sobre Autismo: da Teoria à Prática”, para profissionais de saúde e de educação e estudantes, na Universidade São Francisco (USF), com Lisandra Borges, doutora em psicologia e coordenadora terapêutica, e Ivy Mayer Scalha, terapeuta ocupacional.
Para encerrar, no dia 4, quinta-feira, a partir das 19h, na Câmara Municipal de Bragança Paulista, será realizado um novo ciclo de palestras direcionadas aos pais de autistas, profissionais e interessados em geral, com os seguintes profissionais:
- “Direitos das Pessoas com Deficiência”, com a advogada Lígia Furquim;
- “A Inclusão da Pessoa com Deficiência na Transversalidade das Políticas Públicas”, com o diretor de Gestão das Políticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DGPPCD) da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Paulo Renato Alves Guimarães;
- “A importância da participação dos pais no tratamento das pessoas com autismo”, com a enfermeira Ana Paula Miranda.
Esse é o quinto ano consecutivo que a Amadas, com o apoio da vereadora Fabiana Alessandri, realiza ações na Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo. De acordo com a diretoria da associação, a iniciativa começou timidamente, em um ato simbólico apenas com a participação dos pais de autistas distribuindo panfletos informativos na Praça Raul Leme. O projeto foi crescendo e ganhando novos apoiadores e hoje, conta com muitos parceiros e várias atividades.
O grupo daquela época se tornou uma associação que tem a responsabilidade de lutar pelos direitos de mais de 50 famílias de autistas bragantinos. A presidente Clélia Santos destaca que, entre as principais batalhas da entidade, está a garantia do cumprimento dos direitos dos autistas, tratamentos adequados e apoio às famílias.
“Estamos avançando bastante. Conquistamos muito desde o início desta parceria com a vereadora Fabiana: temos uma associação legalizada e com sede, dois eventos anuais – a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo e a Caminhada do Orgulho Autista, que é realizada em junho – e garantia de tratamentos oferecidos pelo município, como a Equoterapia, entre outros”, afirmou.
Mas ainda há muito a ser feito. “O que já conquistamos até agora é um grão de areia. Estamos esperançosos porque a Prefeitura tem nos apoiado e está empenhada em nos ajudar”, declarou a vice-presidente da Amadas, Inezita Prandini. Elas destacaram também que após o trabalho realizado pela Amadas, várias entidades estão realizando campanhas e palestras sobre o autismo.
“Não é uma questão de ter filhos com deficiência, mas saber que precisamos estar todos juntos nessa luta. Esse também é um movimento de sensibilização para gerar reflexão. Estamos trabalhando para que os autistas tenham qualidade de vida, igualdade de condições, inclusão e oportunidades. Com todos os movimentos, percebo que os familiares de pessoas com deficiência estão se unindo e ganhando força e a formação dessas redes de apoio à luta é fundamental”, comentou a vereadora Fabiana Alessandri.
0 Comentários