No último domingo, 3, aconteceu a primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019, uma avaliação composta por 90 questões, sendo 45 de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. A prova teve duração de 5h30, com início às 13h30 e término às 19h.
Já neste domingo, 10, acontece a segunda prova do exame, que tem 30 minutos a menos e aborda as disciplinas Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 45 questões de cada.
Os horários de abertura e fechamento dos portões e início das provas são os mesmos da primeira prova: eles abrem às 12h e fecham às 13h. A diferença é que a prova termina meia hora mais cedo, às 18h30. Às 15h30, os alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões e, às 18h, podem sair com o caderno.
Os gabaritos oficiais saem na quarta-feira, 13, e os resultados individuais devem ser divulgados em janeiro de 2020.
Para esta edição, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirma que mais de 5 milhões de pessoas foram inscritas. Com os resultados do exame, os candidatos poderão se inscrever em vagas de universidades públicas e privadas utilizando os programas educacionais com governo federal, como o Prouni (Programa Universidade para Todos), o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
INEP ANALISARÁ PEDIDOS DE ESTUDANTES QUE SE SENTIRAM PREJUDICADOS
Os estudantes que se sentiram prejudicados no Enem poderão informar o Inep a partir do dia 11, na Página do Participante. Cada caso será analisado e o inscrito poderá ter direito a fazer a prova novamente.
De acordo com o edital do Enem, o participante tem cinco dias úteis após o segundo dia de aplicação do exame, neste domingo, 10, para registrar a reclamação. Poderão ter direito à reaplicação da prova candidatos que foram afetados por problemas logísticos. Os casos serão julgados, individualmente, pela Comissão de Demandas.
De acordo com o Inep, são considerados problemas logísticos fatores como: desastres naturais que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural; e erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que leve ao comprovado prejuízo do participante.
Segundo as regras do exame, os estudantes que sentiram alguma indisposição ou problema de saúde e tiveram que sair da sala onde estava sendo aplicada a prova não terão direito à reaplicação.
A aprovação ou reprovação da solicitação da reaplicação será divulgada também na Página do Participante. A prova será reaplicada nos dias 10 e 11 de dezembro.
DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO
Os candidatos que tiverem de comprovar presença no dia de prova do Enem para justificar falta no trabalho, por exemplo, devem imprimir a Declaração de Comparecimento personalizada, disponível na Página do Participante.
Para maiores informações, o edital completo do Enem pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/36McAue.
0 Comentários