Um dos serviços que será feito com início ainda neste ano é a duplicação da Avenida Salvador Marcowicz
Por vários pontos da cidade é visível a movimentação de funcionários da Secretaria Municipal de Serviços. Operações tapa-buraco, recapeamento de vias públicas, conservação de estradas rurais, limpeza de mato e conservação de praças e ciles são alguns dos serviços que vêm sendo executados diariamente pela pasta.
Há alguns meses, já virou praxe que o cronograma de serviços do dia seja enviado à imprensa, com detalhes de onde cada equipe estará.
O secretário municipal de Serviços, Moufid Doher, conversou com a reportagem do Jornal Em Dia nessa sexta-feira, 20, e falou sobre as obras e serviços já executados, bem como do que pretende fazer ainda neste ano.
Ele iniciou falando sobre a implantação de tubulação de águas pluviais e aplicação de asfalto no acostamento do lado direito de quem sobe a Avenida Atílio Menin, trecho conhecido como Morro da Avisco. Ressaltando que a obra é necessária e reivindicada há 30 anos, ele contou que o Lago do Moinho, bairro que fica próximo a esse local, receberá melhorias a partir da próxima semana. “Praticamente o bairro todo será asfaltado, só estamos esperando a liberação de verba federal para isso. Mas, já na semana que vem vamos iniciar a preparação das ruas para receber o asfalto, colocando guias”, adiantou.
Nesse sábado, 21, a equipe da Secretaria de Serviços asfaltou um trecho do Bosque das Pedras. Moufid explicou que a cada sábado uma região recebe a melhoria. Isso é possível, segundo ele, porque durante a semana o local já foi devidamente preparado pelos funcionários.
A Rua Monteiro Lobato, próximo ao Lavapés, sofreu intervenção recentemente. Um pequeno buraco aberto revelou um grande problema. Moufid disse que ao abrir o asfalto para verificar a tubulação e tentar encontrar o problema que motivou o buraco, foi constatada erosão de boa parte da rua. Apesar do trecho já estar canalizado, houve deterioração da tubulação, que terá de ser trocada. A região onde o buraco inicial foi aberto já foi reparada, mas Moufid afirmou que precisará trocar a tubulação da rua toda e, para isso, aguarda que uma licitação de tubos de tamanho grande seja realizada. É o único material que falta para dar andamento aos trabalhos.
A Rua Santa Cruz foi recapeada com 75% de verba federal. Moufid explicou que a continuação dessa via, a Rua Antonieta Thomazini Lonza, teve um trecho recapeado, com recursos da própria Prefeitura. “Peguei a parte mais crítica e fiz. Por falta de recursos e também porque o outro trecho estava em melhores condições, não fizemos. Analiso muito o custo-benefício”, detalhou.
Moufid citou locais que já receberam pavimentação nos últimos meses, ressaltando que não se trata do bairro todo, mas dos trechos mais críticos e necessários. São eles: Portal São Marcelo; Rua Álvaro Contro, na Planejada e Julieta Cristina; Campinho; Estiva do Agudo; Green Park; Avenida Dom Bosco, no Jardim Iguatemi; Campo Novo; Araras dos Leme e dos Pereira; e rua na Santa Luzia, próximo ao Colégio Objetivo.
O secretário contou que, também na próxima semana, deve retomar os serviços na rua que foi aberta na continuação da Avenida Artênio Dorsa até a Avenida São Francisco de Assis, entre a USF (Universidade São Francisco) e o Aeroporto Arthur Siqueira. A terra que for retirada de lá, segundo ele, será levada para a Rua Simplício Siqueira, que fica perto da Estalagem Dom João. Essa via será alargada, obra que não será tão rápida, mas que possibilitará que quem for para o Ceta, por exemplo, tenha a opção de subir por uma rua e voltar por outra.
Na zona rural, o secretário apontou que foram feitas obras no Morro Grande da Boa Vista. A intenção é seguir para o Boa Vista dos Silva e do Buoso, nos próximos dias. No Agudo dos Fria, Moufid destacou que há um trecho que estava bastante deteriorado pela erosão. Então, a rua em questão foi levantada em cerca de um metro.
Para deixar a cidade mais aceitável, na visão do secretário, no que diz respeito às condições das ruas e avenidas, seria necessário recapear e pavimentar 30 quilômetros de vias públicas, contando a zona urbana e rural.
PRAÇAS E JARDINS
Sobre as praças, jardins e ciles, Moufid declarou que estão sendo feitas melhorias em todos esses lugares. O primeiro passo é a pintura. A equipe que faz esse serviço verifica quais outros são necessários, os quais, então são programados para que nada fique faltando.
BUEIROS
Outro assunto comentado pelo secretário municipal de Serviços foi sobre a limpeza de bueiros, que está sendo feita pela empresa Eteng Engenharia e Serviços Ltda. O sistema de limpeza mecanizada trabalha com a reutilização da água. Após a lavagem, toda a sujeira dos bueiros e galerias é sugada por um mangote ligado a um compressor de alta pressão para dentro do caminhão. No serviço manual, os resíduos são retirados com uma pá.
O custo desse serviço é de R$ 413,90 por hora, de acordo com o secretário, e a média é de três a quatro bueiros limpos a cada hora.
Moufid contou que a limpeza dos bueiros teve início no Jardim São Miguel e que prosseguirá no Jardim Iguatemi, Parque dos Estados, Planejadas I e II, Jardim Fraternidade, Hípica Jaguari, Henedina Cortez e, assim, por toda a cidade. O secretário ressaltou, também, que, durante a limpeza, caso seja detectado que a tampa do bueiro está quebrada, já é feita a troca. Quando a limpeza dos bueiros for terminada, Moufid contou que instalará telas de proteção para evitar que os bueiros acumulem lixo novamente.
RIBEIRÕES
Alguns ribeirões tiveram suas margens limpas recentemente. O secretário disse que isso foi feito com base em licenças da Defesa Civil, com o objetivo de se evitar enchentes, mas que aguarda licença da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para fazer a limpeza do Ribeirão Lavapés. De acordo com Moufid, essas licenças demoram muito, cerca de um ano e meio, e impossibilitam serviços que a população cobra e necessita.
HARMONIA
A reportagem questionou Moufid sobre a diferença visível da administração anterior para esta, em que funcionários da secretaria são vistos nas ruas frequentemente, executando os mais diversos serviços. Ele contou que participa ativamente do cotidiano de seus funcionários e que há harmonia entre eles. O próprio prefeito Fernão Dias da Silva Leme participa de confraternizações com os servidores da Garagem, segundo Moufid. Na finalização dos serviços no Morro Grande da Boa Vista, por exemplo, uma partida de futebol foi marcada entre os servidores da Garagem e os do Gabinete. O prefeito levou um chapéu de um funcionário, que marcou um gol sensacional, disse Moufid, que pretende enviar o vídeo do gol para a televisão, para concorrer ao quadro Bola Cheia, do Fantástico. “Essa harmonia nunca houve nos últimos anos. Isso faz a diferença”, analisou.
Moufid também apontou que a secretaria recebeu doações que contribuíram para os serviços que já foram executados, como de cascalho, materiais de construção e tubulação.
Outro ponto fundamental, segundo ele, é que atualmente quase não se terceirizam serviços, o que era muito comum na administração anterior. “Antigamente, tudo era terceirizado. Você chegava aqui na Garagem e tinha 80, 100 homens parados. Hoje, 95% do serviço é feito pela secretaria”, comparou, afirmando que a população trata os servidores da pasta de Serviços com gratidão pelas melhorias que vêm sendo executadas.
OBRAS E AÇÕES FUTURAS
A respeito de obras futuras, uma que o secretário pretende fazer, até o fim deste ano, é a duplicação da Avenida Salvador Marcowicz. Por ter muitos estabelecimentos comerciais, ele estima que será uma obra complicada, mas que trará benefícios para o trânsito do local.
Em visita às dependências da Garagem Municipal, o secretário Moufid mostrou ao Jornal Em Dia dois veículos que foram adquiridos para o transporte de funcionários. Desde que assumiu a pasta, ele conta que se preocupou em dar dignidade aos servidores e deixou de transportá-los em cima dos caminhões. Até então, eles vêm sendo transportados em veículo alugado, mas, assim que os novos forem emplacados, contarão com transporte da própria secretaria.
Moufid também mostrou tambores de lixo que foram adquiridos junto à Embralixo e que receberão pinturas de artistas para serem levados ao Lago do Taboão. A intenção é que eles durem mais do que as lixeiras implantadas, que frequentemente são alvo de vandalismo.
O secretário declarou que a intenção é promover manutenção constante na cidade, mas a dificuldade é que tem muita coisa a ser feita antes de chegar à necessidade só da manutenção.
Mesmo assim, ele faz questão de divulgar o telefone da secretaria, bem como a página da rede social Facebook, para que a população tenha canais livres para comunicação dos problemas que encontrar pela cidade. As reclamações devem ser feitas pelo Disque-serviços, 4035-8540, ou na página da Secretaria Municipal de Serviços de Bragança Paulista, no Facebook.
0 Comentários