Foto: DCI/Câmara
news-details
Política

Secretário de Mobilidade Urbana vai à Câmara falar sobre a Zona Azul Digital

O secretário de Mobilidade Urbana de Bragança Paulista, Marcelo Alexandre Soares da Silva, esteve na Câmara Municipal, na última terça-feira, 2, acompanhado do diretor de tecnologia da Transitabile Sistemas de Controle de Vagas Automotivas, Rogério Valim. Participando da Tribuna Livre, o secretário explicou detalhes sobre o funcionamento da zona azul digital, que está em funcionamento na cidade desde o dia 30 de março.

Conforme apontou, os primeiros 60 dias serão de adaptação. Nesse período, será possível utilizar os talões antigos da zona azul, ou já o novo formato, que possibilita compra por meio de aplicativo ou em pontos físicos espalhados pela cidade.

Rogério Valim explicou que o modelo adotado é melhor que os parquímetros e, mesmo com poucos agentes, a fiscalização é eficaz. Dentre os principais questionamentos dos vereadores estava a situação de quem não possui smartphones ou não tem como baixar o aplicativo. “Nesse caso, a pessoa deve se dirigir aos pontos de vendas físicos. Essas áreas estão sendo cadastradas pela Prefeitura”, explicou Valim.

O principal objetivo da mudança, segundo o secretário Marcelo, é garantir a rotatividade das vagas na região central. Outra vantagem do aplicativo é que o período de estacionamento não está vinculado a uma única vaga. Isso permite que o usuário compre, por exemplo, duas horas de zona azul e se desloque por diversas vagas neste período. “O aplicativo contabiliza o tempo, não a vaga utilizada.  O dispositivo dos agentes de fiscalização farão uma leitura da placa e identificarão o tempo que o usuário ainda possui ou se está vencido”, explicou Marcelo.

Marcelo comentou o trabalho educativo que está sendo realizado nesse período de transição, citando a troca de placas informativas sobre a zona azul. Também há pessoas identificadas pelo centro da cidade fornecendo explicações sobre a utilização do aplicativo. A Prefeitura também tem buscado o contato com os comerciantes, visando instruí-los da melhor maneira sobre as mudanças realizadas.

O vereador apresentante foi Paulo Mário Arruda de Vasconcellos, que comentou: “Fiquei muito surpreso com o que eu vi. Surpreso de forma positiva. E ainda mais em saber que o Valim é um ‘incubado’ de Florianópolis. Através da incubadora de empresas de lá que ele desenvolveu este programa. Cumprimento o secretário pela evolução do sistema”.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image