Desde a última segunda-feira, 9, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Tuberculose, está realizando campanha de intensificação de busca ativa de casos de tuberculose. A ação vai até o dia 23 e tem o objetivo diagnosticar e prevenir a doença.
O enfoque da iniciativa é a tosse, principal sintoma da tuberculose pulmonar. As pessoas com tosse há mais de três semanas (sintomático respiratório) devem procurar a unidade de saúde mais próxima para fazer o exame de escarro.
Na próxima segunda-feira, 16, das 8h às 16h, o Programa de Tuberculose ofertará coleta de exames para diagnóstico e conversa sobre prevenção ao suicídio, na Praça da Bíblia, com a equipe multidisciplinar do Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilici.
Com a identificação e investigação do sintomático respiratório, a expectativa é que haja um aumento na detecção de casos de tuberculose. O tratamento de maior número de doentes, precocemente diagnosticados, contribui para a redução do contágio e dos índices de mortalidade da doença.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por bactéria, transmissível e grave. É transmitida de uma pessoa doente para outra não infectada, pelo ar, em situações comuns, como ao falar, espirrar e, principalmente, tossir. Além da tosse, a tuberculose pode apresentar outros sintomas, como: febre vespertina (período da tarde), sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Apesar disso, ela tem cura e o tratamento deve ser seguido até o final.
0 Comentários