A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Tuberculose, iniciou, nessa semana, uma campanha de intensificação de busca ativa de casos de tuberculose. A ação segue até o próximo dia 25, com o objetivo de diagnosticar e prevenir a doença.
Neste sábado, 16, das 8h às 11h, serão realizadas, na Praça da Matriz, diversas atividades de conscientização e orientação relacionadas à tuberculose, dengue e escorpião, além de teste de glicemia, verificação de pressão arterial e zumba.
De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2016, o município registrou 49 casos de tuberculose, sendo nove como classificação clínica extrapulmonar (fora do pulmão) e 40, pulmonar. Já no ano de 2017, foram 38, sendo quatro extrapulmonares e 34 pulmonares. Já em 2018, houve 53 notificações, sendo seis extrapulmonares e 46 pulmonares.
A DOENÇA
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), é transmissível e grave, tendo como principal sintoma a tosse. Por isso, se há tosse persistente por três semanas ou mais, o ideal é procurar uma unidade de saúde para uma avaliação.
Diagnosticar e tratar de forma correta os casos de tuberculose é a principal medida para o controle da doença, que tem cura e deve ser confirmada por meio de exames. Para obter a cura, o paciente precisa realizar o tratamento – que é gratuito - até o fim, sem interrupção.
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado em 24 de março.
0 Comentários