A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, iniciou, na última sexta-feira, 26, um trabalho de orientação educativa contra a Doença de Chagas, no Bairro Morro Grande da Boa Vista dos Silvas.
As ações ocorrerão em todos os bairros da zona rural, todas as quintas e sextas-feiras. O objetivo é levar informações aos moradores e proprietários de pesqueiros e verificar se há incidência do Triatominae (espécie de barbeiro), contaminado com o Trypanosoma Cruzi.
“Estamos fazendo este trabalho orientativo abrangendo os bairros da zona rural, juntamente às ações de orientação sobre a febre maculosa para garantir a prevenção dessas doenças à população bragantina”, disse Rodrigo Bueno, chefe da Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças.
A doença infecciosa causada pelo Trypanosoma Cruzi, que se caracteriza por uma fase inicial aguda, com sinais e sintomas nem sempre percebidos, pode evoluir para uma fase crônica com comprometimento cardíaco ou digestivo. É transmitida por um inseto conhecido popularmente como barbeiro ou chupança, contaminado com o parasita, causador da doença, que circula no sangue e ataca o coração, esôfago, intestino, fígado e baço.
0 Comentários