A Prefeitura de Bragança Paulista, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, dá seguimento às ações referentes à recuperação de nascentes.
No início do mês foi realizada a identificação e recuperação de área de preservação permanente (APP) situada em área urbana, em propriedade pública localizada na Av. Dr. Plínio Salgado, no Jardim São Miguel.
A restauração abrangeu uma área de 0,7854 hectares, que recebeu cercamento e plantio de 1.309 mudas de espécies do bioma Mata Atlântica, nativas da flora brasileira regional, com espalhamento de 3x2 metros cada. A nascente em processo de recuperação contribui para a bacia hidrográfica do Ribeirão Lavapés.
A proteção eficaz das nascentes exige a delimitação de uma área de preservação permanente em um raio mínimo de 50 metros ao seu redor. Nesse local, o município deve fazer o monitoramento e controle da vegetação, além de impedir desmatamentos e poluição.
O Projeto de Recuperação e Proteção de Nascentes teve início em 2018 e já conta com treze nascentes identificadas e restauradas.
Neste mês também foram realizadas manutenções com controle da vegetação competidora, coroamento das mudas, combate às formigas cortadeiras, adubação, operações de limpeza e manutenção das trilhas de educação ambiental nas áreas de preservação ambiental situadas na Av. Atílio Menin, no Jardim Morumbi e Alameda Horizonte, no Jardim Santa Helena.
0 Comentários