Com o período chuvoso, o país registra um aumento significativo de casos de dengue. Em razão disso, a Secretaria de Saúde está intensificando os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Conforme a Prefeitura, são 22 agentes de endemias que realizam trabalhos preventivos e educativos como orientação casa a casa, além de arrastão da limpeza com o descarte correto de móveis e materiais inservíveis, visitas quinzenais em locais de grande circulação como hospitais, clubes, pontos estratégicos com potencial para proliferação, tais como desmanches e borracharias, bem como as vistorias em imóveis abandonados. Além disso, há os trabalhos dos agentes comunitários de saúde em suas áreas de abrangência.
Em 2023, 171 casos positivos foram registrados e também há casos do ano passado que ainda estão em análise. Houve uma redução de 31,8% dos casos em relação ao ano de 2022. No mesmo período, não houve registro de óbitos pela doença.
Em caso de sintomas como febre alta e/ou persistente, dores musculares ou nas articulações, manchas vermelhas (exantema), dor de cabeça ou atrás dos olhos, diarreia ou dor forte na barriga, pressão baixa, náusea ou vômitos frequentes, agitação ou sonolência, sangramento espontâneo, diminuição da urina e extremidades frias, procure por atendimento médico.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários