A campanha “Dezembro Vermelho” foi instituída com o objetivo de gerar mobilização nacional sobre o HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Dessa forma, a Secretaria de Saúde do município chama a atenção da população para a prevenção, proteção e assistência dos direitos das pessoas que vivem com o HIV.
Além das muitas atividades realizadas durante a campanha do “Dezembro Vermelho”, a Prefeitura disponibiliza continuamente estratégias de prevenção, como o uso de medicamentos antirretrovirais, a PEP, PrEP, preservativos (interno e externo), gel lubrificante, o método de redução de danos, que visa a reduzir os prejuízos sociais e a saúde de quem usa álcool e outras drogas, prevenção da transmissão vertical (gestantes), testagem para HIV e outras IST’s, além da imunização contra a hepatite B e HPV.
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, mais de um milhão de pessoas vivem com HIV no Brasil. Desse total, 650 mil são do sexo masculino e 350 mil do sexo feminino. De acordo com o Relatório de Monitoramento Clínico do HIV, na análise considerando o sexo atribuído no nascimento, as mulheres apresentam piores desfechos em todas as etapas do cuidado.
Enquanto 92% dos homens estão diagnosticados, apenas 86% das mulheres possuem diagnóstico; 82% dos homens recebem tratamento antirretroviral e 79% das mulheres estão em tratamento; 96% dos homens estão com a carga viral suprimida – quando o risco de transmitir o vírus é igual a zero – mas o número fica em 94% entre as mulheres.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE IST, HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS:
Oferta de testagem rápida para diagnóstico de HIV e sífilis, e também orientações dos métodos de prevenção, distribuição de preservativos e autoteste.
Dia 2
8h às 12h - Feira Livre do Parque dos Estados.
Dia 3
8h às 12h – Feira do Aracaty.
Dia 4
8h às 16h - PSF Águas Claras;
19 às 22h - Condomínio Resi-dencial Henedina Cortez 1.
Dia 5
19 às 22h - Condomínio Re-sidencial Henedina Cortez 4.
Dia 6
13h às 16h - PSF Parque I;
19 às 22h - Condomínio Re-sidencial Henedina Cortez 6.
Dia 7
19 às 22h - PSF CDHU.
Dia 11
8h às 16h - UPA Vila Davi.
PROGRAMAÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE:
Dia 4
Às 7h - Unidade Arara dos Mori - Atividade: Palestra com a nutricionista, fisioterapeuta e educadora física + Oferta de teste rápido;
Às 8h - Unidade Casa de Jesus - Atividade: Ação com o grupo Qualidade de Vida em conjunto com a equipe NASF abordando sobre a prevenção de IST + Oferta de teste rápido.
Dia 5
Às 9h e às 14h - Unidade Toró - Orientações preventivas sobre o tema e oferta de teste rápido na praça do Maranata;
Às 14h - Unidade São Francisco - Atividade: Roda de conversa sobre o tema com participação dos acadêmicos de enfermagem + Oferta de teste rápido.
Dia 11
Às 8h e às 18h - Unidade Vila Davi I e II - Atividade: Roda de conversa e orientações sobre o tema + Oferta de teste rápido.
Dia 12
Às 8h - Unidade São Vi-cente - Atividade: Orientações sobre o tema + Oferta de teste rápido.
Dia 13
Às 9h - Unidade CDHU - Atividade: Orientações sobre o tema + Oferta de teste rápido;
Às 9h - Unidade Mãe dos Homens - Atividade: Roda de conversa sobre o tema com participação da psicóloga, nutricionista e do enfermeiro + Oferta de teste rápido + Café da manhã;
Às 14h - Unidade Biriçá do Valado - Atividade: Grupo de atividade física com orientações + Oferta de teste rápido.
Dia 14
Às 8h - Unidade Henedina Cortez - Atividade: Roda de conversa e orientações sobre o tema + Oferta de teste rápido;
Às 8h - Unidade Nilda Colli - Atividade: Roda de conversa sobre o tema + Oferta de teste rápido.
Dia 18
Às 7h - Unidade Arara dos Mori - Atividade: Palestra com a nutricionista, fisioterapeuta e educadora física + Oferta de teste rápido.
Dia 19
Às 9h - Unidade Madre Paulina - Atividade: Roda de conversa e orientações sobre o tema + Oferta de teste rápido;
Às 9h - Unidade Parque dos Estados II - Atividade: Orientações sobre o tema + Oferta de teste rápido;
Às 9h - Unidade Santa Luzia - Atividade: Orientações à população sobre o tema com folders explicativos + Oferta de teste rápido;
Às 15h - Unidade Vila Aparecida - Atividade: Ação no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Lourenço Quilici (Lourenção) com roda de conversa sobre prevenção, métodos contraceptivos, estigmas e diálogo sobre a temática + Atividade física coletiva + Oferta de teste rápido.
Dia 20
Às 9h - Unidade São Miguel - Atividade: Roda de conversa sobre o tema no lago do São Miguel + Oferta de teste rápido.
Dia 21
Às 8h - Unidade Parque dos Estados I - Atividade: Orientações à população sobre o tema com a equipe E-Multi + Oferta de teste rápido;
Às 8h30 - Unidade Águas Claras - Atividade: Roda de conversa sobre o tema com participação da psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e enfermeira + Oferta de teste rápido;
Às 14h30 - Unidade Vila Motta - Atividade: Orientações sobre o tema + Oferta de teste rápido.
Dia 22
Às 8h - Unidade Centro de Saúde - Atividade: Orientação para a população acerca da temática e entrega de folder + Oferta de teste rápido;
Às 8h - Unidade Móvel - Atividade: Orientações sobre o tema + Oferta de teste rápido;
Às 8h - Unidade Vila Bianchi - Atividade: Roda de conversa sobre o tema com participação da psicóloga, fisioterapeuta e enfermeira + Oferta de teste rápido;
Às 14h - Unidade Planejada II - Atividade: Roda de conversa sobre o tema na Academia de Saúde + Oferta de teste rápido;
Às 15h - Unidade Planejada I - Atividade: Orientações à população sobre o tema com folders explicativos + Oferta de teste rápido.
Dia 27
Às 8h - Unidade Hípica Jaguari - Atividade: Roda de conversa sobre o tema + Oferta de teste rápido;
Às 9h - Unidade Água Comprida - Atividade: Orientações à população sobre o tema + Oferta de teste rápido;
Às 9h - Unidade Morro Grande - Atividade: Roda de conversa e esclarecimentos sobre o tema + Oferta de teste rápido.
Dia 28
Às 9h - Unidade Pedro Megale - Atividade: Roda de conversa sobre o tema + Oferta de teste rápido.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários