Em 1º de abril, a Secretaria de Saúde de Bragança Paulista realizará uma campanha para cadastro de doadores de medula óssea na cidade. O evento acontece das 9h às 13h na matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Sé Catedral), situada à Praça Raul Leme, no Centro.
A campanha integra o trabalho realizado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Unicamp e busca aumentar as possibilidades de pacientes com doenças no sangue encontrarem doadores. Vale destacar que as chances de encontrar pessoas compatíveis dentro da família é de 25%; já fora dela, é de 1 em 100 mil.
Para doar é necessário:
- Ter entre 18 e 35 anos;
- Estar em bom estado geral de saúde;
- Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
- Comparecer ao local da campanha alimentado;
- Apresentar RG, CPF e Cartão Nacional de Saúde (quem tiver).
No cadastro, haverá coleta de uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml para teste de laboratório e identificação das características do doador.
A medula óssea é um tecido gelatinoso localizado no interior dos ossos onde são produzidas as hemácias, (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. O transplante beneficia pacientes com leucemias, anemia aplástica, linfomas (câncer que começa nas células do sistema linfático) e demais enfermidades que afetam as células do sangue.
0 Comentários