Com o propósito de ampliar as discussões sobre prevenção e diagnóstico relacionados ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), um grupo de médicos e fisioterapeutas apresentou, nesta quinta-feira, 4, na Assembleia Legislativa (Alesp), os estudos mais recentes sobre a doença. Os especialistas também abordaram o tratamento e a reabilitação de pacientes afetados pela enfermidade.
A atividade integrou o primeiro “Seminário sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC): Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Reabilitação”, promovido pelo deputado Edmir Chedid (União), com o apoio do parlamento, do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3) e da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH). “Uma grande oportunidade para avançarmos nas discussões sobre o tema”, declarou o deputado.
“O objetivo foi reunir informações sobre o AVC para podermos encontrar meios de oferecer à comunidade um atendimento melhor, mais rápido e eficaz, bem como um tratamento adequado e gratuito na rede pública de saúde. Por isso, contamos aqui neste seminário com os principais profissionais do Estado de São Paulo envolvidos com o tema”, comentou.
Edmir Chedid afirmou que pretende apresentar à Assembleia Legislativa proposições (Projetos de Lei, Projetos de Lei Complementar, requerimentos, etc.) condizentes com a realidade dos pacientes, especialmente os de baixa renda que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso será possível a partir da síntese de todos os dados apresentados pelos especialistas durante o seminário. A contribuição dos profissionais foi fundamental”, explicou.
O parlamentar é autor da Lei 17.891, de 22/03/2024, que institui a Política Estadual de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de Apoio às Vítimas. A proposta, que tramitou em regime de urgência na Assembleia Legislativa, foi sancionada pelo governo do Estado. “Já avançamos um pouco; mas ainda é preciso proporcionar mais benefícios para a comunidade”, assegurou Edmir Chedid.
EVENTO
O “Seminário sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC): Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Reabilitação” contou com a participação dos médicos Elisabete Liso, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Joyce Maria Anni-chino Bizzacchi, presidente da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH), e dos médicos Rogerio Tuma, Sergio Belczak e Wagner Mauad Avelar.
Também estiveram presentes os fisioterapeutas Giovana Diaféria, Leticia Moraes Aquino, representante do Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito-3), Ralf Braga Barroso e Samira Mercaldi Rafani.
O seminário foi realizado no Auditório Teotônio Vilela do Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa, e reuniu mais de 200 participantes de todo o Estado.
Pelo YouTube, o evento foi acompanhado por cerca de 380 internautas de diversos locais do país.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários