Neste domingo, 31 de agosto, a Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista completa 151 anos de fundação. Ao longo de sua trajetória, a instituição consolidou-se como referência em saúde na região, mantendo seu compromisso de acolher e tratar pacientes com dedicação e humanização.
As Santas Casas de Misericórdia surgiram em Florença, na Itália, por volta de 1244, expandindo-se rapidamente pela Europa e chegando a Portugal em 1488, com a criação da Irmandade de Nossa Senhora Mãe de Deus, Virgem Maria de Misericórdia. Em Bragança Paulista, a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos foi a responsável pela criação da Santa Casa, em 31 de agosto de 1874, com a aprovação de Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, então bispo de São Paulo.
Entre os fundadores da instituição, estão o padre Simplício Bueno de Siqueira, o coronel Luiz Manoel da Silva Leme, o capitão Francisco de Assis Valle, José Gomes da Rocha Leal, José Narciso Pinto, Joaquim Lopes Maciel, entre outros cidadãos bragantinos que perceberam a necessidade de oferecer assistência médica à população. Inicialmente, os atendimentos eram realizados nas casas dos enfermos; posteriormente, foi alugada uma residência para esse fim.
A construção do hospital teve início em 1896, com a primeira etapa concluída em 1898. Desde então, a Santa Casa passou por diversas ampliações: em 1931, foi inaugurado o pavilhão para tratamento de tuberculosos; em 1940, a Maternidade Maria Macedo Ferreira; e, em 1955, um novo prédio de quatro andares ampliou a capacidade de atendimento. Em 1964, outro marco importante foi a construção do Centro Cirúrgico, em um prédio de cinco andares que abrigou novos leitos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com nove vagas, setor de radiologia, serviço de nutrição e dietética, lavanderia e vestiários para funcionários.

Atualmente, o Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança Paulista, sob a provedoria de João José Marques, conta com 148 leitos, sendo 66 destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O número de cirurgias realizadas pelo SUS na instituição apresentou crescimento significativo nos últimos três anos, evidenciando a relevância da entidade para Bragança e toda a região.
.jpg)
As comemorações pelos 151 anos tiveram início na última quarta-feira, 27 de agosto, com a celebração de uma missa em ação de graças na capela da Santa Casa. A cerimônia, presidida pelo capelão padre Hélio Benedeti, contou com a presença do provedor João José Marques, do superintendente operacional Eduardo Silva, da vice-prefeita de Bragança Paulista, Gislene Bueno, além de autoridades locais, profissionais da saúde e membros da mesa administrativa. No altar, foi exposta uma relíquia de 1º grau de Santa Paulina, que atuou na instituição, marcando sua história, e continua sendo um símbolo de fé e inspiração.

***
0 Comentários