Neste final de semana, dias 13 e 14 de dezembro, Santas Casas e os hospitais filantrópicos de todo o país participarão do Mutirão de Cirurgias dos Filantrópicos, iniciativa coordenada pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) em articulação com o Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o apoio da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP).
Na ação, o Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança Paulista realizará cirurgias ginecológicas eletivas, incluindo cinco procedimentos de histerectomia, cinco de colpoperineoplastia e dez destinados ao tratamento cirúrgico da incontinência urinária – seguindo a ordem da listagem de pacientes encaminhados para realização de cirurgias pela Secretaria Municipal de Saúde.
A mobilização nacional tem como objetivo ampliar o acesso a cirurgias eletivas na rede filantrópica contratualizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a redução das filas e dos tempos de espera. A iniciativa integra o Programa Agora Tem Especialista.
Os hospitais filantrópicos são responsáveis por mais da metade dos atendimentos de média e alta complexidade do SUS, evidenciando o importante papel da rede filantrópica na prestação de serviços de saúde e a necessidade de políticas que ampliem o acesso aos procedimentos eletivos.
“A Santa Casa de Bragança participa desta mobilização nacional como parte do nosso compromisso permanente com o acesso e a qualidade da assistência prestada à população. A iniciativa demonstra a força do sistema filantrópico e a importância das parcerias institucionais que fortalecem o SUS”, afirma o provedor João José Marques.
A integração da Santa Casa ao programa nacional permite que os procedimentos sejam realizados com respaldo técnico e financeiro. Segundo a CMB, os hospitais participantes devem preencher uma “Matriz de Oferta” para formalizar a capacidade de atendimento, além de obter a habilitação cirúrgica necessária junto à gestão municipal ou estadual.
“Contribuir para ampliar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos é parte do nosso compromisso assistencial. Estamos unidos ao setor filantrópico nacional em mais uma ação que valoriza o SUS e atende quem mais precisa”, conclui o provedor.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários