Rum com Coca-cola

Muito se debateu esses dias a respeito da liberdade.Yoani Sánchez, cubana, 38 anos, jornalista e filóloga, tornou-se popularmente polêmica com o blog Generación, mesmo sendo o 99.444° mais lido no mundo, virtualmente ela está entre as 100 pessoas mais influentes do planeta.

A cada passo que deu no Brasil, arrastou uma multidão de prós e contra-ditadura, e mesmo entre a guerrilha de intelectos filosóficos, prevaleceu na maioria das vezes o alto-falante financiado por interesses políticos norte-americanos.

Mas somos mesmo livres?

No ano passado, as multas por se ausentar das urnas na eleição para prefeitos e vereadores arrecadou alguns milhões de reais; balas perdidas acharam corpos 78 vezes levando a óbito, facções criminosas fecharam comércio, incendiaram centenas de coletivos, sentenciaram trabalhadores da segurança pública à morte pelo simples fato de terem o ofício de proteger, estabeleceram estado de sítio em comunidade numa imposição de poder ditatorial;  menor rebelde foi condenada ao estupro de 20 homens em presídio de Goiás, por órgão responsável pela tutela provisória, quando retirada provisoriamente dos país. Injetamos café com leite na veia, amputamos perna de quem deveria tirar apenas uma apêndice, resultado de uma educação que permite alunos chegarem à 8ª série, sem serem alfabetizados, apenas para engrossarem uma estatística mentirosa. E milhares estão na fila da condenação ao abandono negligente de um sistema falido, que dá as mãos ao Haiti, tendo seis milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da miséria dentro do seu próprio limite territorial.

Quem escolheu sua faculdade, seu emprego, sua casa, e, até mesmo seu domingo de lazer com a família?

 Edgard, um aposentado da extinta Light Company, acertou com a esposa:

– Domingo, amor, já sabe, vou fazer aquele “churras”, chamar o Miguel, o Tico e o Lopes, e veremos o jogo do Nacional que vai passar ao vivo.

– Tudo bem, amor! – respondeu a esposa, animada, e completou:

– Vê se, então, acorda cedo, me leva na Zilda, pra ela me fazer as unhas, depois ao magazine, comprar umas bijus, que estão na promoção, passaremos na Flora, que eu quero comprar uma muda de Dama da Noite que eu vi lá, daremos um abraço na Lolita pelo aniversário dela, ah, e claro, na mamãe, ela esperou a semana toda nossa visita!

Bendita liberdade!!!

Antônio Carlos Sammartino

e-mail:sammartino1@itelefonica.com.br

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image