Como nossa coluna, além de receitas, traz cultura, aqui vai o significado do Risolis (plural de risole) para quem nunca ouviu falar ficar sabendo: é um pastel com recheio de carne, peixe, legumes ou outros ingredientes, feito de massa de farinha de trigo cozida, empanado e, geralmente, frito. Rissole (em francês), aportuguesado como risole (por vezes utilizado no plural risolis), no Brasil, ou rissol, em Portugal.
O que vem ao caso aqui é que esse pastelzinho é receita bem antiga, que ganhei de uma vizinha dos tempos de criança, e ainda criança (faz um tempinho) a Dona Zilda Colombi fazia esse salgado para vender. Uma perfeição, todos delicados, do mesmo tamanho, deliciosos. Em geral, o recheio era de camarão ou palmito.
Resgatei a receita e fiz com recheio de palmito. Como foi minha primeira experiência no preparo dele sozinha, ficaram meio disformes e maiores, pois não tenho a mesma habilidade que Dona Zilda tinha.
O recheio é sempre um refogado padrão, não pode ser úmido para não furar a massa na hora de fritar.

Comece pela massa para que esfrie enquanto prepara o recheio (que também deve ser usado frio).
- 1 copo de leite (usei o tipo requeijão, 250 ml)
- 1 copo de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
- Sal
Recheio que preferir
Misture fora do fogo os ingredientes. Leve ao fogo mexendo sempre, até a massa desgrudar da panela, formando um angu. Depois, deixe mais uns 2 minutos para que a farinha cozinhe bem. Vai formar uma massa macia, porém como uma bola. Retire do fogo e espalhe um pouco num prato para que esfrie.
Recheio:
- 2 colheres de óleo
- Sal, cebola e um dente de alho, picadinhos ou ralados
- 1 vidro de palmito picadinho miúdo
- 1 tomate sem pele picadinho (pode substituir por molho ou massa de tomate, só para dar cor)
- Orégano a gosto
- Salsa picadinha ou cheiro verde a gosto
- Meio copo de leite misturado com 1 a 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Faça o refogado dos temperos fritando um pouco alho e cebola. Junte o palmito e o tomate e deixe cozinhar um pouco. Coloque os temperos restantes e prove o sal.
Por último, junte o leite com a farinha para engrossar. Mexa até cozinhar a farinha e engrossar, ficando sem nenhum líquido. Se necessário, coloque um pouco mais de farinha de trigo.
Retire do fogo e deixe esfriar para montar os risolis.
Montagem:
Abra pedaços de massa já fria com o rolo numa superfície enfarinhada. Se a massa estiver mole, junte um poço de farinha de trigo para esticar sem grudar no rolo, de uma espessura suficiente para o recheio não vazar. Faça pastéis.
Passe no ovo e na farinha de rosca.
Frite em óleo quente por imersão.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários