A Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, iniciou uma ação em Bragança Paulista, para que os estabelecimentos comerciais, especialmente restaurantes, bares e casas noturnas, adotem práticas que contribuam para a prevenção da violência de gênero, fazendo com que o ambiente seja mais seguro e acolhedor para as mulheres.
Na última terça-feira, 19, aconteceu a primeira adesão ao “Selo Estabelecimento Amigo da Mulher” no município. Com uma parceria entre o local e a Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, o restaurante Mirante do Lago fez a doação de mil cartazes da campanha.
Segundo especialistas, os tipos de violência que mulheres enfrentam podem ser: física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, cibernética e política. Este selo simboliza o compromisso que a cidade possui no combate à violência contra mulher e também promove a consciência sobre a importância de respeitar seus direitos em todos os aspectos da vida, fazendo com que a sociedade seja mais segura e igualitária para todas as bragantinas.
A ação vai ao encontro da Lei Estadual nº 17.621/2023, regulamentada pelo governo do estado de São Paulo em agosto deste ano. “Este selo é uma forma de conscientizar os estabelecimentos comerciais para poderem auxiliar as mulheres que se encontrem em uma situação indesejada, de assédio ou violência nesses locais. Com um sinal da mulher, os funcionários saberão como agir e poderão dar segurança e oferecer solidariedade”, explica a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Francine Pereira, que também lidera a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.
Também participaram da ação a integrante do Grupo de Trabalho da Coorde-nadoria, Simone Bueno, e o chefe da Divisão de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Matheus Salim.
O estabelecimento que aderir ao “Selo Estabelecimento Amigo da Mulher” colocará o cartaz em um local visível onde as mulheres podem consultar como agir e consultar os contatos dos serviços de emergência caso precisem. As empresas interessadas poderão retirar os cartazes na sede do Fundo Social de Solidariedade, que fica localizado na Rua Dr. Freitas, 835, no Matadouro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 4035-0010.
CANAIS PARA MULHERES QUE NECESSITAM DE AJUDA
- Telefones de Emergência 192 e Disque-denúncia 190;
- Fundo Social, localizado na Rua Dr. Freitas, 835, no Matadouro, telefone: 4035-0010;
- CREAS, localizado na Rua Dr. José Hermenegildo Pereira Guimarães, 64, Lavapés, telefone: 4604-1549;
- Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), na Avenida dos Imigrantes, 9, Praça Nove de Julho, Taboão, telefone: 4033-3795;
- Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Projeto Guardiã da Penha), telefone: 153;
- Polícia Civil - Plantão 24 horas por meio do telefone: 4034 7420;
- Polícia Militar – Plantão 24 horas pelo telefone: 190.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários