O índice é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis com apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova
Bragança Paulista ocupa a 17ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR), que conta com todos os 5.570 municípios do país. A pesquisa, que usa dados atualizados disponíveis em nível nacional, integra um relatório da Sustainable Development Solutions Network (SDSN) que busca acompanhar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos membros da ONU, como é o caso do Brasil.
Trata-se de uma ferramenta capaz de monitorar a prioridade dos governos locais de acordo com os desafios analisados. Os painéis ODS fornecem uma representação visual do desempenho de cada cidade nos 17 ODS; já o sistema de cores (verde, amarelo, laranja e vermelho) indica a distância do município para atingir os objetivos, sendo o vermelho o mais distante.
“A pontuação do IDSC-BR é atribuída no intervalo entre 0 e 100 e pode ser interpretada como a porcentagem do desempenho ótimo. A diferença entre a pontuação obtida é 100, portanto, a distância em pontos percentuais que uma cidade precisa superar para atingir o desempenho ótimo. O mesmo conjunto de indicadores foi aplicado a todos os municípios para gerar pontuações e classificações comparáveis”, explicou a Administração Municipal.
O índice conta com os seguintes objetivos: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; proteger a vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.
Bragança tem 62,88 pontos e três objetivos atingidos, sendo eles energia limpa e acessível; indústria, inovação e infraestrutura e vida na água. Existem ainda cinco desafios, três desafios significativos e seis grandes desafios para o município atingir as metas da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
Para mais informações, acesse o site: https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/.
0 Comentários