Na última terça-feira, 30, a Câmara Municipal de Bragança Paulista realizou mais uma sessão ordinária. Na ocasião, a maioria das propostas em pauta para votação foi aprovada.
Em primeiro turno, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar 18/19, que reduz de 20 para dez horas semanais a carga-horária de médicos especialistas da rede municipal. A mudança proposta é válida para os profissionais que já atuam na rede municipal e para os próximos que serão contratados por concurso público, sem prejuízos dos vencimentos. O projeto voltará a ser apreciado em segundo turno, na próxima sessão.
Em segundo turno, foi apreciado e aprovado o Plano Municipal de Cultura (PL 32/19), que agora aguarda sanção do prefeito Jesus Chedid. O texto elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, representantes da sociedade civil e consultoria especializada norteará as políticas públicas de cultura de Bragança Paulista até 2029.
Ainda durante a sessão da última terça, o líder do governo, vereador Paulo Mário Arruda de Vasconcellos, informou que a Administração deve protocolar o projeto de lei que revisa o Plano Diretor do município em cerimônia a ser realizada na Casa em 13 de agosto, às 15h. O documento, elaborado pela Prefeitura de Bragança Paulista e a Universidade São Francisco, define critérios para a organização, crescimento e o funcionamento das áreas urbanas e rurais da cidade e entrará em tramitação nas Comissões Permanentes da Câmara para votação em Plenário.
Um projeto que estava na pauta foi retirado e uma moção, adiada, a pedido dos autores. Também foram aprovadas algumas moções e o Projeto de Lei 37/19, que inclui a Corrida e Caminhada contra o Câncer no Calendário de Eventos do município.
Da Tribuna Livre, participaram a assistente social, ex-vereadora e fundadora da ABCC (Associação Bragantina de Combate ao Câncer), Rita Valle, e o gestor da MFT Runners, Edson Faralhi (Marinho) (foto), que defenderam o PL 37/19.
“É um trabalho de 365 dias no ano, por isso, viemos pedir a inclusão da Corrida e Caminhada contra o Câncer no Calendário de Eventos, para que a ação seja realizada anualmente na semana de 27 de novembro, com mais flexibilidade e organização dentro do planejamento anual da ABCC”, justificou Rita Valle.
Marinho falou sobre os dez anos da ação e a importância da conscientização. “A corrida e caminhada começou pequena, com o objetivo de chamar a atenção de todos para a importância da realização de exames de rotina. Nos últimos anos, o evento cresceu e já contamos com até 400 participantes, com o intuito de incentivar a prática de esportes, que é apontada por diversos estudos científicos como uma forma de prevenção”, afirmou.
PRÓXIMA SESSÃO
A Câmara Municipal de Bragança Paulista realiza, na próxima terça-feira, 6, às 16h, a 27ª Sessão Ordinária do ano. Dentre os projetos que serão votados, está o PL 44/19, que dispõe sobre denominação de bem público, dando o nome do jornalista Deusmar Fabiano Motta, falecido em 2018, à Escola Municipal do Bairro Araras dos Pereira.
Para ter acesso à pauta completa que será votada, acesse: https://camarabp.sp.gov.br/sessoes/ordinarias.
A sessão pode ser acompanhada presencialmente, pela internet, no site: www.camarabp.sp.gov.br, no Youtube (www.youtube.com/camarabraganca) e no Facebook (www.facebook.com/camarabragancapaulista), ou pela TV Alesp (operadora NET).
0 Comentários