news-details
Redescobrindo

Redescobrindo: Torta Russa

Independente do nome (que até pensei em trocar por conta da lembrança com tristes fatos da realidade), esta bolacha, que parece um rocambole de goiabada, faz sucesso sempre!

Esta receita foi a opção que encontrei para presentear algumas pessoas queridas nesta Páscoa, por elas terem intolerância ao leite e pelos chocolates estarem num preço muito alto.

A torta russa (que de torta não tem nada) é, na verdade, um rocambole que tem uma massa maleável que se estica fácil e finamente com o rolo; é coberta em toda a superfície com goiabada derretida, enrolada como rocambole e levada para assar. Ainda morna, corta-se as fatias e está pronta a bolacha mais saborosa e macia para degustar ou presentear.

Uma receita rende quatro rocamboles, que equivalem a uns 45 pedaços ou fatias. Pode ser guardada por vários dias em pote ou lata fechada e fica uma delícia com um cafezinho.

Aproveito para desejar a todos os leitores que a Páscoa da Ressurreição tenha o significado da possibilidade da mudança; que seja o início de um período para renascer. Renascimento para boas atitudes, para a sua capacidade de se reinventar e de tentar, a cada dia, ser melhor que ontem. Feliz Páscoa!!

Comece preparando a goiabada:

Derreta 250 gramas de goiabada numa panela com um pouco de água para que fique cremosa sem ficar muito diluída. Se achar, pode usar o sachê com goiabada cremosa. Deixe esfriar bem para usar.

Massa:

500 gramas de farinha de trigo

250 gramas de açúcar

1 colher (sopa) de canela em pó

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de fermento em pó

3 ovos inteiros

1/2copo (100 ml) de óleo

Esta massa, para ter liga, depende do tamanho dos ovos e do tipo de farinha.

Se precisar, junte 1 ou 2 colheres (sopa) de água, só para ajudar a mistura sem deixar a massa mole (ela é mais compacta, veja a foto).

Unte 2 assadeiras com óleo e farinha de trigo e reserve.

Reparta a massa em 4 partes.

Abra cada pedaço de massa com o rolo de macarrão, deixando na espessura de alguns milímetros, com cuidado para não deixar furar.

Passe sobre toda extensão a goiabada derretida e enrole como rocambole.

Coloque em cada assadeira dois rocamboles e leve assar em forno pré-aquecido por cerca de 25 a 30 minutos.

Ainda morno, corte o rocambole em fatias de cerca de 2 cm cada, destaque-as com cuidado e leve a um prato para esfriar. Depois de frias, pode embalar em tigela com tampa ou lata.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Até nosso próximo encontro

Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image