Na coluna de hoje, trago uma sobremesa que fez sucesso por aqui; principalmente por ter ficado chocolatuda como a palha italiana, muito mais prática de fazer e não ter ficado demasiada doce, pois o creme das bolachas não leva leite condensado, o que deixa mais suave ao paladar.
.jpg)
E como deste doce não se tem “muito o que falar”, aproveito para partilhar uma “dica de ouro” que testei e em minutos eliminei o problema da boca do meu fogão a gás que estava deixando as panelas sujas de fuligem, além do desperdício do gás.
Coloque algumas gotas de suco de limão no cano de cada boca do fogão, espere 5 minutinhos e depois acenda; faz a mágica de desentupir e fazer a chama voltar a ficar naquela tonalidade azulada que não suja as panelas. Na foto, você entende como o procedimento é simples.
.jpg)
- 2 xícaras (chá) de leite de vaca
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Coloque os ingredientes numa panela e misture-os bem antes de levar ao fogo. Leve depois ao fogo médio e mexa de vez em quando até ficar com consistência de mingau. Nesse ponto, junte:
- 1 tablete de chocolate (85 ou 92 g) picado e mexa até dissolver bem.
Junte nesse creme:
- 1 pacote de bolacha tipo maisena (cerca de 350 g) triturado com as mãos. Misture bem, deixando com a consistência de palha italiana.
.jpg)
Espalhe numa assadeira de aro removível (eu não tinha, usei uma forrada com papel manteiga e depois de gelada desenformei antes de colocar a cobertura).
Leve gelar ao menos por 2 horas.
Cobertura:
- 2 tabletes de chocolate meio amargo (ou ao leite) picados
- 1 caixa (200 g) de creme de leite
Derreta no micro-ondas o chocolate, mexendo a cada 30 segundos, e junte o creme de leite até virar um ganache. Espalhe sobre a torta (se estiver na forma de aro removível) ou desenforme a torta, retirando o papel e depois derramando o ganache; e retorne à geladeira.
Sirva gelada.
.jpg)
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários