Muitas vezes, estamos sem ideia para a mistura do dia a dia. A sugestão é um suflê que, além de simples e barato, não murcha, como acontece com a maioria dos suflês. Acompanha o trivial ou pode ser servido como prato único no fim de tarde.
Mesmo quem não aprecia chuchu, depois de experimentar, vai ficar adepto dessa iguaria, que é muito rápida de preparar, com ingredientes que temos sempre à mão.
É interessante saber que 100 gramas de chuchu possuem somente 31 calorias e quantidades consideráveis de niacina, uma das vitaminas do Complexo B, que promove o crescimento e contribui para a saúde da pele; além de conter pequenas quantidades de cálcio e fósforo, que contribuem para a formação dos ossos e dentes, evitando a fadiga mental. Originário da América Central, o chuchu está entre as dez hortaliças mais consumidas no Brasil.
Separe a receita, teste esta sugestão para a semana e depois espere os elogios.
5 chuchus pequenos (ou 3 grandes) descascados e picados, cozidos em água e sal
1 colher (sopa) de margarina
Cebola picadinha, sal e alho amassado a gosto
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo
1 ovo (reserve a clara que baterá em neve)
Orégano
Cheiro verde picado
Farinha de rosca para polvilhar
.jpg)
Foto: arquivo / Maria Inês Zecchini
Esmague com garfo os chuchus cozidos e, depois, escorra o excesso de água. Numa panela, derreta a margarina e frite a cebola e alho. Junte o chuchu reservado e refogue. Deixe ferver um pouco e junte o leite misturado com a farinha e a gema desmanchada; vá misturando até incorporar e cozinhar a farinha. Coloque no final o orégano e o cheiro verde picadinho.
.jpg)
Foto: arquivo / Maria Inês Zecchini
Bata a clara em neve e, delicadamente, misture no chuchu.
Depois, despeje num refratário, salpique farinha de rosca e leve gratinar em forno pré-aquecido.
.jpg)
Foto: arquivo / Maria Inês Zecchini
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários