
Época de final de ano e a tradição é sempre o preparo de roscas doces. Esta, que trago em cima da hora do Natal, tem o leite condensado para adoçar a massa e uma calda de leite e açúcar para umedecer e dar o brilho final.
É uma receita rápida, feita com o auxílio de um liquidificador para a mistura dos líquidos. Não precisa sovar, só se faz a mistura dos líquidos batidos, com os secos da tigela, gerando uma massa pastosa que, com uma colher, você acomoda nas fôrmas e leva assar.
Mesmo tendo o fermento biológico, esta rosca não necessita tempo de descanso da massa para a fermentação e crescimento. Por isso, é bem rápida e fica muito saborosa.
Aproveito este momento, quando completamos 40 colunas já publicadas, para desejar aos leitores e a toda a equipe do Jornal em Dia, um Natal de luz, um Ano-Novo recheado de saúde e bênçãos e os desejos de que 2022 seja bem melhor que este ano que termina. Abraço a cada um.
Comece pré-aquecendo seu forno.
Coloque no copo do liquidificador e bata bem:
- 1 lata (395 g) de leite condensado
- 1 lata (mesma medida) de óleo
- 1 lata de água morna
- 4 ovos inteiros
- 4 tabletes de fermento biológico (60 gramas) ou 2 sachês do desidratado
Numa tigela, coloque e misture bem:
- 1 quilo menos 1 copo (tipo requeijão) de farinha de trigo
- 250 gramas de frutas cristalizadas
- 300 gramas de uvas passas (pode misturar brancas e pretas)
Junte os líquidos batidos na farinha com as frutas, e misture até formar uma massa pastosa (não precisa sovar nem colocar as mãos na massa).
Deixe a massa na tigela e unte 2 assadeiras de buraco central com óleo e farinha de trigo ou, se preferir, use fôrmas tipo bolo inglês (aquelas retangulares menores dão 3).
Com a colher, espalhe a massa nas fôrmas e leve assar em forno já aquecido a 180º.
Enquanto assa, prepare um leite açucarado (não vai ao fogo, é fria mesmo):
- 1 xícara (chá) de leite
- 10 colheres (sopa) de açúcar
Misture bem mexendo com colher até o açúcar derreter e reserve.
Quando as roscas estiverem assadas e já douradas, retire do forno, regue-as com o leite açucarado e volte de novo ao forno para secar um pouco e deixar as roscas brilhantes.
O tempo total de forno vai de 50 a 55 minutos em geral.
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bra-gantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas,
escreva para: miocz@yahoo.com.br.
0 Comentários