news-details
Redescobrindo

Risoto expresso

Um dos segredos para se preparar risoto é ter paciência e tempo, além de um arroz específico para tornar o arroz cremoso. Aqui em casa, quem prepara risotos muito saborosos, respeitando todos os rituais demorados de preparo, é meu filho Basílio, e eu aprecio muito.

Por conta de um vídeo do meu afilhado Pietro filmando a esposa Mayara preparando um risoto na panela de pressão, tive a ideia de desencavar a receita de um arroz que recebeu inicialmente o nome de Risoto Expresso, por ser preparado em minutos na panela de pressão.

Muitas vezes, a falta de tempo acaba nos obrigando a optar por refeições nada saudáveis. E, para nos salvar nestes momentos em que precisamos de uma opção sem recorrer a pratos prontos congelados ou um fast food, a receita desse risoto super rápido é uma opção saudável que usa o arroz comum do dia a dia.

Com a receita base, você pode incrementar ou modificar os ingredientes, trocar aquele que a família não aprecia e até usar sobras de carne (por exemplo, carne suína em cubinhos que sobrou de uma refeição) e ter, em cada preparo, a oportunidade de experimentar sabores diferentes.

Para a praticidade, o tempero fica por conta dos caldos em saquinhos ou de cubos, afinal a ideia é o prato ser uma opção rápida e saborosa, mas, se você tiver no freezer o caldo de cozimento de frango ou de legumes já pronto, pode usar junto dos tradicionais alho e cebola, além de talos ou folhas de salsão ou alho poró (tenho sempre guardados para estes momentos).

Seguindo a ordem abaixo, coloque tudo na panela de pressão, em fogo médio, sem precisar refogar:

- 1 xícara e meia (chá) de arroz cru pré lavado (pode ser lavado e escorrido também)  
- 1 lata de atum com o óleo (pode usar presunto picado ou sobras de carne ou frango desfiado)
- 1 lata de seleta de legumes escorrida
- 2 colheres (sopa) de molho pronto (tipo pomodoro)
- 1 xícara (chá) de palmito
- 2 cubos de caldo de carne (ou em pó)
- 4 xícaras (chá) de água quente (ou o caldo que preferir, caso não use o caldo de carne)
- Mexa todos os ingredientes, acerte o sal, tampe a panela e, quando começar a pressão, marque exatos 4 minutos. Desligue a panela e espere alguns segundos para tirar a pressão sob a água da torneira. 
- Abra a panela com cuidado, junte e misture bem:
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
- 50 gramas de queijo parmesão ralado

Coloque numa tigela e salpique cheiro verde a gosto. Sirva e saboreie ainda quente.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Até nosso próximo encontro

Para sugestões, críticas e temas para as 
próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image