news-details
Redescobrindo

Redescobrindo: lanche de pernil da Festa da Penha

Esta é mais uma receita típica do cardápio bragantino, sucesso não só pela praticidade de preparo como pelo sabor diferenciado.

Aprendi o tradicional “lanche de pernil da Festa da Penha” no ano de 2008, com a amiga Norma Sueli Bittencourt, à época voluntária na biblioteca do Projeto Nascer de Novo, catequista e líder da comunidade no Santuário da Penha, no bairro do mesmo nome que pertence à Paróquia da Igreja Santa Terezinha. Norma me ensinou o passo a passo preparando o pernil para a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Penha, que se comemora em 8 de setembro. 

Com a quantia sugerida nesta receita, você pode rechear cerca de 100 pãezinhos de minuto para servir num encontro de amigos ou usar o pão francês, que é o mais utilizado nos lanches bragantinos.


     Foto: Arquivo Maria Inês

O diferencial do recheio deste lanche é o corte da cebola, que é em tiras e não em rodelas. Além de ser mais prático, é uma maneira da cebola não sobressair entre os temperos, uma vantagem para aqueles que, como eu, a prefere discretamente nos pratos.

Outro segredo deste molho é a berinjela em tiras, que se mistura aos ingredientes que são preparados no forno e misturados ao pernil que é só cozido; não é necessário assá-lo, salvo se for aproveitar sobras desta carne ou de lombo assado. Este processo do cozimento do pernil levará cerca de três horas, portanto, pode ser feito na véspera, o que deixará o pernil mais saboroso.

1 quilo de pernil sem osso, que deve temperar na vinha- d’alhos, feita com:

4 dentes de alho

1 colher (sopa) cheia de sal

Noz-moscada ralada

2 folhas de louro

½ copo de óleo

½ copo de vinagre

½ copo de água

2 colheres (sopa) de molho de soja – shoyu


     Foto: Arquivo Maria Inês

Fure o pernil com um garfo, deixando-o de 40 minutos a 1 hora neste tempero.

Enquanto isso, prepare o molho, que é feito no forno:


Numa assadeira grande, misture:


7 tomates sem pele picados

1 berinjela grande, com casca, cortada em tiras finas pelo comprimento

1 pimentão verde, também em tirinhas

4 cebolas médias, cortadas em fatias pelo comprimento e depois em tiras

Sal, orégano, óleo para salpicar a gosto antes de levar ao forno


     Foto: Arquivo Maria Inês

Leve estes ingredientes no forno pré-aquecido para que murchem e formem um pouco de caldo. Tire do forno, coloque numa tigela e reserve.

Prepare o pernil: Coloque, numa panela grande o suficiente, um pouco de óleo e frite o pernil até que fique bem dourado. Junte em seguida o vinha-d’alhos e adicione água para cobrir a carne. Deixe ferver com panela tampada até secar toda a água (cerca de 1 ½ hora). Se preferir, pode usar panela de pressão calculando 1/3 do tempo para o cozimento, abrindo para verificar se todo o líquido secou e o pernil cozinhou o suficiente. Retire da panela, deixe esfriar e, depois de frio, desfie o pernil.


     Foto: Arquivo Maria Inês

Junte ao pernil o molho que está na tigela e misture delicadamente, aquecendo para rechear os pães.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image