news-details
Redescobrindo

Redescobrindo: Frango com alho poró da Fátima

A maioria das receitas que tenho, e acredito que muitas pessoas também, “batizo” no meu livro com o nome da pessoa que me passou. Além da certeza de que dará certo (afinal, eu experimentei aquele prato e esta comida faz parte da minha memória afetiva), essa é uma maneira de identificarmos e relembrarmos um momento especial, as pessoas e todo o ritual que envolve aquelas linhas transformadas em alimento. Por isso, sempre digo que receitas são muito mais que uma simples lista de ingredientes misturados para resultar numa refeição ou sobremesa: são a mágica de rememorar momentos.

E este frango de hoje, na verdade peito de frango, eu experimentei pela primeira vez num jantar de encerramento de um dos vários cursos que fiz em Atibaia, com uma pessoa especial, chamada Maria de Fátima Cardoso; muito mais que professora, uma encantadora de almas que cativa a todos com sua sabedoria e serenidade. Este, especificamente, foi sobre as celebrações natalinas, e teve pão doce caseiro na acolhida e o frango na ceia de encerramento.

E não é só esse fato que faz esse prato ser especial; é, na minha opinião, o ingrediente não tão usado aqui em casa, o alho poró, que usei pela primeira vez nesse preparo e que aprendi a usar. Fiz no final de semana e foi um sucesso (perguntem para minha mãe, Adair, que aprovou demais)!

Sugiro que seja acompanhado de arroz branco ou integral (este, minha mais nova adesão diária, pois aprendi o segredo do seu preparo e logo passarei para vocês) e batata palha. A quantia aqui serve muito bem de 4 a 5 pessoas, dá para experimentar e repetir!

1 quilo de filés de frango cru (vale a pena pagar um pouco a mais, pois não se tem o desperdício do osso, além da praticidade)

Sal, pimenta, temperos secos a gosto (páprica e açafrão)

3 alhos poró médios em fatias finas (hoje já encontramos cortadinho, em potes, que às vezes sai até mais barato)

2 a 3 colheres (sopa) de margarina ou azeite

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1 ½ xícara (chá) de leite

1 lata ou caixa de creme de leite (395 g)

1 pacote (50 gramas) de queijo ralado

Frite o frango sem temperos na margarina até secar o líquido. Neste momento, adicione o sal, a pimenta do reino (eu coloco também 1 colher (sopa) de páprica e um pouco de açafrão para dar uma cor e um sabor especial, mas é opcional).

Junte o alho poró, misture até murchar. Acrescente o leite misturado com a farinha de trigo e mexa até engrossar deixando ferver um pouco. Coloque metade do queijo ralado, mexa, desligue o fogo e junte o creme de leite, misturando bem.

Coloque num refratário, cubra com o restante do queijo ralado e leve ao forno para gratinar até começar a borbulhar. Agora é só servir com arroz e batata palha.

Rendimento: 5 porções

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image