O outono chegou. Mesmo com dias bem quentes, as manhãs já estão mais frias e o cair da noite também, o que nos inspira a tomar os gostosos chás, que são um aconchego para o corpo e acalentam nosso sono.
Chá é uma das bebidas que mais aprecio desde pequena, pois, como conta minha mãe, fui criada tomando todos os tipos de chás na chuquinha. Nas madrugadas, ainda bebê, quando eu acordava, era o chá que me acalmava. E o mais inédito é que minha mãe me criou com chá, mas não toma chás! Coisas da vida, não é?
Há cerca de uma semana, preparei, para testar, uma receita que vi no Instagram, de um chá português que ficou macerando na geladeira e ainda ficará, pois é este o seu segredo: você prepara a infusão de limão com mel e as especiarias, fecha com tampa hermética e mantém na geladeira para usar sempre que quiser uma xícara de chá diferente.
Com o passar dos dias, a mistura vai soltando uma calda supersaborizada que será usada para o preparo de sua xícara de chá. Assim, você terá por um tempo a base para tomar o seu chá português, servir para uma visita – pois o seu preparo fica muito chique – ao colocar uma fatia do limão siciliano e acrescentar a especiaria que está na mistura (no caso, o cravo e o aniz estrelado) ou até usá-lo como remédio, em casos de irritação de garganta e resfriados (nesse caso, aumente a quantidade do “xarope” e diminua a água quente).

A receita rendeu dois vidros do tipo de palmito e gastei meio vidro de mel puro – este é o truque desse chá (tenho a opção de usar o mel retirado das melgueiras do sítio, maravilhoso!). Façam.
- 3 limões sicilianos bem lavados, secos, cortados em fatias finas
- 1 pedaço de gengibre com cerca de 5 cm (ou mais, a gosto) também em fatias finas
- Cravos da índia – cerca de 3 colheres (sopa)
- Aniz estrelado (10 a 15 gramas – uma embalagem)
- Mel puro
- Potes de vidro com tampa hermética
No pote limpo e seco, faça camadas dos limões fatiados, gengibre e especiarias, e sobre cada camada, coloque cerca de 1 a 2 colheres de mel.

Repita as camadas dos limões, gengibre e especiarias até terminar todos os ingredientes, finalizando com o mel.
Tampe, leve e mantenha na geladeira.
Deixe ao menos 2 a 3 dias macerando para começar a usar.
PREPARO DO CHÁ: (use de preferência um talher plástico, de madeira ou uma pinça para pegar o limão sem alterar o sabor do restante do vidro)
Para cada xícara de chá, coloque:
1 fatia do limão, (se gostar, junte o cravo e o aniz estrelado ou até o gengibre na xícara) e 1 colher do líquido do vidro.
Junte na xícara água quente até completá-la. Misture e sirva.

Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários