news-details
Redescobrindo

Redescobrindo: carne fantasia

Usando como base a carne moída, ingrediente versátil, gostoso e barato se considerarmos o rendimento final do prato; enriquecida com legumes e uma cobertura diferente, você prepara um prato que pode ser o curinga para seu almoço ou jantar do dia a dia, ou uma refeição especial.

Além de ser uma opção diferente até no nome, a Carne fantasia é de rápido preparo, pode ser montada com antecedência e você só terá o trabalho de levá-la ao forno para gratinar na hora de servir. Foi minha opção no dia em que o jogo do Brasil foi no horário do almoço.

Uma receita que mistura ingredientes tradicionais da seleta de legumes e o pimentão (prefiro o vermelho por ser menos indigesto) com os mais modernos (os salgadinhos de milho assados), e origina um prato que vale a pena fazer parte das receitas de quem gosta de dar uma renovada no trivial.

Ingredientes:

Meio quilo de carne moída

Cebola e alho picadinhos e sal a gosto

3 colheres (sopa) de óleo

1 lata de seleta de legumes (280 g – retirar a água)

1 pimentão verde ou vermelho pequeno cortado em cubinhos

1 colher (sobremesa) de farinha de trigo

1 pacote pequeno de salgadinho de milho assado - tipo fandangos - (cerca de 2 xícaras ou 70 g – caso tenha somente a embalagem maior)

1 lata de creme de leite com soro (395g)

2 ovos inteiros

1 colher (sopa) de queijo ralado

Numa panela, refogue a carne moída no óleo e temperos. Quando estiver quase seca, junte os legumes e o pimentão, misture, prove o sal e deixe no fogo mais alguns minutos. Junte a farinha de trigo para dar cremosidade à carne e despeje num pirex fundo.

Coloque o salgadinho numa tigela funda e, com as mãos, esmigalhe até virar uma farofa. À parte, bata os ovos, junte o creme de leite e o queijo ralado e depois misture este líquido à farofa de fandangos reservada.

Espalhe esta pasta sobre a carne que está no pirex e leve ao forno por uns 15 minutos para gratinar, sem deixar ressecar.

Sirva com salada e arroz branco.

Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

*Fotos: arquivo Maria Inês

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image