Sempre gostei de aveia – no leite, na banana amassada, muito antes de virar moda na reeducação alimentar e muito antes de existir diferentes texturas e marcas como atualmente.
Hoje, a aveia é considerada benéfica nas dietas para perder peso, pois, além de reduzir o apetite, diminui o colesterol ruim, regula a glicose do sangue, melhora a saúde intestinal, regula a pressão arterial e auxilia no ganho de músculos.
.jpg)
E nessa janela para o mundo que a internet nos possibilita, vi, nesta semana, a postagem de um vídeo no Instagram que chamou minha atenção, primeiramente pelo nome: “aveia dormida”, e claro, fui ver o preparo.
Exatamente como a dona do post, que começa o vídeo comentando que “não é de ficar testando as receitinhas que aparecem no celular” (e lá estava ela preparando a aveia), fui eu para a cozinha fazer também, aproveitando que estava quase na hora de deitar e era o momento exato do preparo, pois a aveia dormida precisa descansar na geladeira pelo menos 5 horas para depois degustar.
Resgatei alguns potes vazios de requeijão (aqueles de plástico que vêm com tampa) pois, além de serem a porção ideal, era o que eu tinha à mão no momento, já que não costumo comprar essas embalagens baratinhas de lojas de utilidade, que, na verdade, são mais frágeis e descartáveis.
Resolvi fazer 5 unidades, os que encontrei à mão no momento, mas vou passar a quantidade de ingredientes para cada porção e você faz quantos desejar, lembrando que em geladeira tem a duração de 3 a 4 dias após o preparo.
O resultado foi aprovado. Não coloquei fruta fresca, nem semente, nem geleia ou iogurte, que eram as sugestões dadas para incrementar a aveia depois de pronta. Eu comi no café da manhã do jeitinho que preparei, geladinha. Também levei de lanche da tarde na escola e ao natural também ficou bom. Faz aí, mas cuidado para não exagerar. Procure degustar uma porção ao dia, afinal, é opção para você evitar alimentos muito calóricos ou o pãozinho de todo dia.
(Quantia para cada porção)
Num pote pequeno, coloque nesta ordem:
- 5 colheres (chá) de aveia em flocos (eu usei a grossa)
- 3 ou 4 unidades de uva passa
- 1 colher (chá) rasa de chia (eu não coloquei)
- 1 gota de essência de baunilha
- 1 ou 2 gotas de adoçante de sua preferência ou mel (opcional – eu não coloquei)
- 1 ameixa preta pequena picada (uns 3 ou 4 pedacinhos)
- 1 damasco pequeno picado (uns 3 ou 4 pedacinhos)

Mexa toda essa mistura seca e coloque leite (pode ser água) até chegar na altura da aveia, e dê uma misturada (umas 3 ou 4 colheres de leite, só para umedecer, sem sobrar, senão vai ficar uma sopa).

Tampe os potes e leve à geladeira por pelo menos 5 horas para gelar antes de saborear.
Pode comer puro ou adicionar geleia, morango ou banana ou manga picada, iogurte, castanhas...
Manter em geladeira, e consumir em até 3 a 4 dias.
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
*Fotos: arquivo Maria Inês
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários