Em dezembro de 2020, o vice-prefeito Amauri Sodré tomou um verdadeiro susto: foi diagnosticado com Covid-19. Diferentemente de sua esposa e filhas, que também foram acometidas, mas tiveram sintomas leves e ficaram em casa, Amauri ficou internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança Paulista por 18 dias para tratar da doença.
Tudo começou quando o vice-prefeito foi encaminhado ao hospital após sentir falta de ar em decorrência do vírus e acabou sendo internado na UTI no dia 5 de dezembro após recomendação da equipe médica. O coronavírus o levou a ter uma pneumonia viral, o que piorou seu estado de saúde.
Amauri teve alta perto do Natal, no dia 23 de dezembro, e teve de complementar seu tratamento fazendo uso de oxigenioterapia e fisioterapia domiciliar. O Jornal Em Dia conversou com o professor, que falou sobre a difícil experiência e comemorou a chegada das vacinas a Bragança nesta semana. “Com essa vacina, não só em Bragança, como no mundo inteiro, a grande expectativa é salvar vidas”, comentou.
Sodré relembrou que por pouco não chegou a ser intubado. Para isso, fez uso de máscaras de oxigênio, antibiótico e recebeu cuidados intensivos. A fé, ele ressalta, foi fundamental para atravessar esse período. “Bragança toda sabia que eu estava internado, então foi feita uma corrente de oração. Foi graças ao meu Deus, e eu sou muito devoto à minha santa Nossa Senhora de Apareci-da, a quem eu pedi muito pela cura. No dia 12, que é o dia dela, eu ia ser intubado. Mas com a medicação certa, eu fui salvo. Já estava com 75% do pulmão comprometido”, relembra.
O vice-prefeito comemorou o fato de a imunização prio-rizar, inicialmente, os profissionais da saúde. “Sem dúvida, em 18 dias dentro da UTI, eu vi a preocupação dos médicos, enfermeiros, tratando do pessoal com Covid-19, porque estão arriscando a vida também. Então, temos que parabenizar os médicos, enfermeiros, equipe de limpeza e todos os trabalhadores da saúde”.
Amauri ainda faz sessões de fisioterapia, mas se considera praticamente recuperado. No entanto, faz questão de ressaltar a importância de levar a pandemia a sério e se cuidar neste momento tão delicado. “Peço principalmente aos jovens que estão indo a festas e baladas: respeitem seus familiares, seus pais. O futuro vai depender de cada indivíduo”, encerrou.
0 Comentários