Reajuste Tarifário Anual é autorizado pela Aneel e passa a valer a partir de domingo

Energisa Bragantina calcula que consumidores residenciais terão queda de 1,23% nas contas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o índice de Reajuste Tarifário Anual da Energisa Bragantina, que valerá a partir do próximo domingo, 10, atingindo cinco municípios da Região Bragantina, no estado de São Paulo, e 10 municípios no sul de Minas Gerais.

A empresa estima que o efeito médio a ser percebido pelo consumidor será negativo, com redução de 0,23%, já que o consumidor residencial terá, em média, queda de 1,23% e os clientes de alta e média tensão, como indústrias, terão um aumento, em média, de 1,24%.

O Reajuste Tarifário Anual é um processo regulado pela Aneel, incluído no contrato de concessão da empresa.

A Energisa Bragantina explicou, por meio de nota, que a redução do valor médio do reajuste se deve a dois fatores principais. O primeiro é que parte dos custos da empresa já foi coberto pela Revisão Tarifária Extraordinária (RTE), aplicada no início de março, em caráter de urgência, por todas as empresas de distribuição de energia do país, entre elas, a Energisa Bragantina. A RTE teve como objetivo reposicionar dois itens: a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e os custos com compra de energia no mercado. O segundo fator é a expansão do mercado consumidor na área de concessão ocorrido nos últimos 12 meses, com crescimento de 1,16%.

Na mesma nota, a Energisa Bragantina esclareceu como ocorre a divisão da fatura de energia elétrica em cada um dos itens que compõem a cadeia do setor elétrico brasileiro, considerando a receita da concessionária acrescida dos impostos e tributos (ICMS, PIS/COFINS, etc.). Conforme a explicação, a tarifa final do consumidor contém 44,01% de encargos e impostos. A parte que cabe à distribuidora de energia representa 17,67% da composição da tarifa. A geração representa 33,61% e a transmissão, 4,72%.

A empresa ainda detalhou como é calculada a tarifa de energia elétrica.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image