news-details
Redescobrindo

Pudim Violeta

Esta receita, novamente com o nome de uma pessoa, Pudim Violeta (nome de uma prima de minha avó paterna, Nair, que tinha a receita), peguei do livro da minha mãe, Adair, quando iniciei, ainda solteira, meu livro de receitas, que era parte do “enxoval” das moças casadoiras. Segundo minha mãe contava na época, enquanto selecionava as receitas para me repassar, esse pudim era o doce preferido de meu pai, que a mãe dele fazia sempre.

E com essas referências emocionais, claro que a copiei no meu livro, pois a maioria das receitas, como já mencionei diversas vezes, para ser boa, tem que ter história. Aproveitando o calorão e querendo sair da mesmice dos sorvetes, resolvi preparar o Pudim Violeta e partilhar com os leitores que, certamente, vão gostar de ter mais uma receita da culinária bragantina muito antiga, pois, só na minha família, já está na terceira geração. Antes, usava-se queijo e coco frescos, ralados na hora. Hoje, o mais prático são os de saquinho, que fica muito bom também.

4 ovos inteiros ligeiramente mexidos

1 xícara e meia (chá) de açúcar

5 colheres (sopa) de coco ralado (pacotinho de 50 g)

5 colheres (sopa) de queijo meia-cura ou mineiro ralado (usei parmesão)

5 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo

1 colher (sopa) de manteiga

1 copo de leite (200ml)

Misture tudo com um garfo, não precisa de liquidificador.

Derreta no ponto de caramelo 1 xícara (chá) de açúcar e coloque a calda em fôrma de buraco para pudim e leve ao forno em banho-maria por cerca de 30 minutos.

Desenforme morno. Leve para gelar

Até nosso próximo encontro

Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br

 

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image