Neste sábado, 31, acontece o projeto piloto “Entre Nossos Caminhos”, realizado por meio de parceria do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), com apoio da Prefeitura Municipal de Pinhalzinho, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes.
O programa tem duas vertentes: uma turística, a fim de conhecer e desfrutar dos caminhos dos bairros da cidade, fotografando suas paisagens e belezas; e outra ambiental, buscando minimizar os problemas em relação ao lixo, em especial nas lixeiras públicas das áreas rurais. “Muitas pessoas colocam o lixo de forma inadequada, depositando móveis, peças quebradas de eletrodomésticos, roupas e entulho de obras, inclusive para fora da lixeira. Comunidade e poder público são responsáveis por esse contexto, deste modo, o projeto tem como prioridade mobilizar a população local para mudança de atitude e à administração em buscar alternativas para destinação correta de lixos secos, vislumbrando ações emergentes de educação ambiental e coleta seletiva”, explicam os organizadores.
A ação acontece a partir das 8h no Bairro Cachoeirinha, situado entre os kms 117 e 119 da Rodovia Capitão Barduíno (Bragança/Socorro). “Com bons resultados, que é o que se espera, o projeto se estenderá a outros bairros da cidade”, ressaltam.
Além do convite à participação de toda a comunidade, haverá a participação dos alunos da EMEIF Atílio Destro e grupos de Escoteiros de Pinhalzinho.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
8h - Encontro na praça ao lado da UBS do Bairro Cachoeirinha
- Momento de entrosamento, sensibilização e organização dos grupos
- Caminhada pelas ruas do bairro, fotografando suas belezas e paisagens, recolhendo lixos
- Educação ambiental para correta destinação do lixo
- Revitalização das lixeiras públicas do bairro com pintura e desenhos, placas informativas e montagem de um pequeno jardim ao redor
- Retorno à praça e socialização das ações realizadas
COMO COLABORAR
Os interessados podem colaborar com o projeto de diversas formas: doando restos de tintas, brochas, pincéis e pedaços de madeira para revitalização das lixeiras; doando plantas resistentes, como suculentas e agaves, que não precisam de muita água; elaborando cartazes educativos entre familiares e grupos de amigos; divulgando e participando do evento.
As doações podem ser encaminhadas até sábado aos pontos de coleta: Cachoeirinha Material de Construção (Vila) e Mercado Nossa Senhora Aparecida (Cachoeirinha 3).
0 Comentários