Projeto Teatro Cego apresenta o espetáculo “O Grande Viúvo” no próximo sábado

Público poderá conferir, em duas apresentações, proposta inédita no teatro brasileiro de acompanhar uma peça no escuro

No próximo sábado, 29, o público bragantino terá a oportunidade de acompanhar uma peça de teatro totalmente diferente: no escuro. A apresentação do espetáculo “O Grande Viúvo”, de Nelson Rodrigues, faz parte do Projeto Teatro Cego e acontecerá no Centro Cultural do Matadouro, em dois horários: às 20h e às 21h30.

A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados antecipadamente em um dos seguintes pontos: Biblioteca Municipal, Museu do Telefone, Museu Oswaldo Russomano, Centro Cultural Geraldo Pereira e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Apenas os ingressos para a primeira sessão (20h), estarão disponíveis antecipadamente. Na porta, serão disponibilizados os ingressos para a segunda sessão (21h30), com uma hora de antecedência.

O Projeto Teatro Cego consiste em uma produção teatral apresentada de forma inédita no Brasil: todo o desenvolvimento da trama acontece em um local completamente escuro, fazendo com que os espectadores, sem que possam contar com a visão, tenham que se valer de todos os seus outros sentidos (olfato, tato, paladar e audição) para compreender o conteúdo da peça.  Essa condição ímpar insere o público no universo dos deficientes visuais, que se utilizam desses quatro sentidos, somados à intuição, para compreenderem o mundo ao seu redor. 

O elenco é formado por seis atores, sendo três deles cegos e mais três músicos. A ideia do projeto é imergir o público no universo dos deficientes visuais. Durante o espetáculo, sons, vozes e cheiros chegarão aos espectadores vindos sempre de locais diferentes, dando a sensação de que eles estão realmente inseridos no ambiente cênico. Tais sensações serão o caminho para a compreensão da trama, mesmo ela ocorrendo completamente no escuro.

A peça é baseada no conto “O Grande Viúvo”, extraído do livro “A Vida como ela é”, de Nelson Rodrigues, e conta a história de um viúvo que, após ter perdido sua amada esposa, comunica à família que também quer morrer e ser enterrado junto à falecida. Porém, não antes de construir um mausoléu, onde os dois corpos, o dele e o da esposa, deverão repousar lado a lado. A família, inconformada, tenta a todo custo convencê-lo a desistir do suicídio, mas tem apenas o tempo da construção do mausoléu para fazê-lo. Enfim, encontra uma forma inescrupulosa, baseada em calúnias sobre a falecida, para evitar a tragédia. Mas o resultado disso tudo acaba sendo totalmente inesperado para todos.

O Projeto Teatro Cego é realizado e produzido pela Caleidoscópio Comunicação & Cultura e patrocinado pela Santher por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural) do estado de São Paulo. Tem apoio do Guia de Teatro e do BOS (Hospital Oftamológico de Sorocaba). Em Bragança Paulista, tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A classificação etária para assistir ao espetáculo é de 14 anos.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image