Intenção é auxiliar jovens empreendedores a colocarem seus projetos em prática
Depois da realização de duas edições do projeto Entrando em Cena no Mundo, uma em Bragança Paulista e outra em Atibaia, o Instituto Entrando em Cena lança o Guia de Elaboração de Projetos Socioculturais com a intenção de auxiliar jovens que querem transformar a sociedade, mas não sabem como criar e implementar seus projetos.
O guia foi elaborado pela equipe do Instituto Entrando em Cena de acordo com a experiência das oficinas de empreendedorismo sociocultural desenvolvidas durante o Entrando em Cena no Mundo, que tem por objetivo formar agentes de transformação social, oferecendo a eles ferramentas para que possam elaborar projetos e apoio técnico e financeiro para colocarem esses projetos em prática.
De acordo com Mônica Vidiz, coordenadora psicossocial do instituto, a ideia de criar o guia nasceu da percepção e prática alcançadas pela equipe durante as oficinas. “Os jovens têm muita vontade de realizar projetos e implementar seus potenciais de transformação, mas ainda faltam referências. Com o guia, temos a possibilidade de atingir mais jovens, além daqueles que participaram do Entrando em Cena no Mundo. Dessa maneira é possível oferecer para qualquer jovem, em qualquer lugar, um recurso para que possa encontrar o caminho de realizar seu projeto. Esse Guia de Elaboração de Projetos Socioculturais foi feito da maneira mais didática e simples possível, e ao ser disponibilizado online, pelo site do Instituto Entrando em Cena, o objetivo do Entrando em Cena no Mundo, que é formar agentes de transformação sociocultural, vai ganhando mais amplitude”, enfatiza.
Viviane Lessa, diretora do Instituto Entrando em Cena, completa: “Esse Guia de Elaboração de Projetos Socioculturais contempla a metodologia do Entrando em Cena no Mundo, de fazer com que os jovens acessem seus sonhos, descubram o que querem mudar e consigam identificar e definir aquilo que os toca, que os comove e que, assim, eles possam desenvolver e implementar seus projetos”, explica.
O Guia de Elaboração de Projetos Socioculturais pode ser baixado gratuitamente no link: http://www.entrandoemcena.org.br/biblioteca/
PROJETOS DE JOVENS EMPREENDEDORES
Das oficinas oferecidas nas duas edições do Entrando em Cena no Mundo, sete projetos foram premiados com recurso financeiro e apoio técnico para sair do papel. Além disso, mais um projeto, Intervir, foi lançado, mesmo sem ter sido premiado. Conheça um pouco sobre cada um deles:
Crer para Ser: foi realizado durante um final de semana, em janeiro, teve como foco principal as crianças e adolescentes do assentamento Green Park, despertando novos interesses e oferecendo perspectivas profissionais. A proposta é promover um final de semana com oficinas motivacionais e feira de profissões.
Intervir: aconteceu também em janeiro, no Mercado Municipal, e teve como intuito promover a gentileza e a solidariedade por meio de intervenções em lugares abertos e movimentados. A intenção foi sensibilizar as pessoas com pequenos gestos de gentileza e propor que fizessem o mesmo.
Só um Tapinha?: o projeto, que começou a ser realizado em abril, visa a combater e prevenir a violência contra a mulher por meio de um trabalho de prevenção nas escolas, realizando ações artísticas de impacto que fomentem a reflexão e a discussão do tema. A proposta já foi levada a diversas escolas, públicas e privadas, de Bragança Paulista no decorrer do ano.
Flavor Streets: festival de danças urbanas e de integração da cultura hip hop que tem como objetivo atingir espectadores que nunca tiveram contato com a cultura ou pouco conhecimento do movimento, buscando mudar a visão pejorativa da sociedade quanto a esse meio artístico. Aconteceu em abril.
Rimando um Novo Rumo: tem a proposta de realizar oficinas de rima usando a música como ferramenta para auxiliar a formação de jovens. Acontece desde agosto em Atibaia e Bom Jesus dos Perdões.
Anônimos: o projeto tem a proposta de resgatar e valorizar a identidade de moradores de rua por meio de atividades de integração. Vem sendo realizado desde outubro.
Arte para Sonhar: trouxe como proposta de criar oficinas de arte e apresentações culturais para crianças de bairros periféricos de Pinhalzinho. Foi realizado no mês de novembro.
Afeto com Arte: o projeto pretende reunir jovens e idosos em situação de exclusão social para que, por meio da arte, possam trocar experiências e afeto.
0 Comentários