Projeto social da USF trata asma infantil

Projeto de Extensão atende crianças carentes portadoras de asma

 

A USF (Universidade São Francisco), em conjunto com o HUSF (Hospital Universitário São Francisco), realiza o “Projeto de Extensão Reabilitação Pulmonar na Asma Infantil”, que tem como objetivo promover um atendimento especializado à comunidade de Bragança Paulista.

Monitorados por professores da instituição, alunos do curso de Fisioterapia atendem gratuitamente às crianças carentes da cidade, que sofrem com a asma entre os estágios moderado a grave. O projeto, que já está em desenvolvimento há seis anos, atende aproximadamente 30 crianças a cada semestre.

Os interessados em se cadastrar para receber o atendimento devem procurar a Coordenação do Curso de Fisioterapia da USF, por meio do telefone (11) 2454-8087. 

De acordo com a professora Patrícia Costa, as crianças são atendidas na própria clínica de Fisioterapia da instituição. “Por meio de avaliação, orientação aos familiares e atendimento fisioterapêutico, contribuímos para minimizar o uso de medicamentos de controle da doença pulmonar e melhorar a independência e o bem estar na vida diária”, afirma.

Durante a consulta, os alunos, orientados pelos professores, aplicam exercícios de fisioterapia respiratória para promover a reeducação respiratória, de condicionamento físico para melhorar a qualidade de vida das crianças e de desobstrução brônquica para aprimorar a função pulmonar, além de oferecer orientações aos familiares sobre os cuidados com a asma.

“Os conhecimentos sobre a asma infantil adquiridos pelo aluno são aplicados na prática diária, proporcionando o seu aprimoramento profissional. As ações propostas no projeto reúnem elementos de ensino, pesquisa e  extensão que visam ao aperfeiçoamento do aluno, como preparação para o mercado de trabalho”, finaliza Patrícia.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image