No início deste mês, teve início em Bragança Paulista uma ação de promoção de saúde e bem-estar gratuita: o projeto #YogaNoLago. A iniciativa independente tem reunido durante os encontros um público aproximado entre 70 e 120 pessoas, de diversas idades e gêneros, incluindo crianças, gestantes e famílias. A atividade é coordenada pelo mediador/professor Sthefferson Lima, e ocorre todos os domingos, às 9h30, e às terças e quintas, às 18h45, no Lago do Taboão, no point de Slackline, próximo ao ponto de ônibus.
De acordo com Sthefferson, o projeto consiste em ofertar a vivência da prática do Yoga à comunidade local, articulada a diversas práticas corporais oriundas de diferentes contextos culturais. “Essas práticas são propostas na perspectiva inclusiva, da vivência e da experimentação de possibilidades práticas direcionadas à construção de ‘se movimentar’ de forma crítica, significativa e sensível com as dimensões do corpo e da totalidade do ser”, explica o idealizador.
Nesse sentido, ele explica que o principal objetivo é fomentar a criação de espaços, experiências, tempos e vivências em grupo de ações relacionadas à cultura corporal e do movimento, “estimulando o autoconhecimento, bem-estar e a saúde física e mental, além do próprio turismo local que tem sido gerado na cidade durante as práticas”.
O projeto tem sido mantido pelos próprios alunos, por meio de colaborações espontâneas através de uma caixinha disponibilizada no local em que a atividade é realizada, denominada “Pague quanto puder/quiser”. Segundo o professor, não existe nenhum tipo de cobrança ou exigência de qualquer valor, o aluno é quem escolhe quando e quanto doar, e ele mesmo deposita a contribuição na caixinha. “É importante enfatizar que não existe nenhum tipo de ajuda ou apoio do poder público - prefeitura e/ou das respectivas secretarias municipais da cidade”, diz Sthefferson.
Mais informações sobre a ação e atualizações do projeto podem ser encontradas no Facebook e/ou Instagram “@fuja__”, buscando o evento “Yoga no Lago”, ou pelos telefones: (11) 9 8672-4318 / (71) 9 9263-7007. “A sua participação na atividade é importante, ajude a compartilhar e divulgar o projeto #YogaNoLago para que cada vez mais, mais pessoas tenham acesso à prática”, convida o professor.
O IDEALIZADOR DO PROJETO
Sthefferson Lima é professor, bacharel e licenciado em Artes do Corpo/Dança pela Universidade Federal da Bahia, com foco em Estudos do Corpo e Processos de Percepção e Desenvolvimento Corporal e Somático. É especialista em Práticas e Procedimentos Corporais no Desenvolvimento Motor do Deficiente Visual, pela Escola de Dança em parceria com o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (UFBA).
Nos últimos dois anos, foi mediador de Processos Educativos na Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) pela Escola de Dança da UFBA, ministrando aulas, experiências, procedimentos corporais, discussões e reflexões sobre corpo, dança, comunicação e suas possíveis relações com os processos de atenção às pessoas com deficiência e riscos sociais. Também foi mediador/professor de Práticas Corporais, Dança e Yoga no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), em Salvador-BA.
Entre 2015 e 2018, teve importantes experiências com instituições, como o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Grupo de Dança Contemporânea da Bahia (GDC), Instituto Goethe, Teatro Vila Velha e Universidade Federal da Bahia, atuando como coreógrafo, mediador, intérprete, produtor, professor e preparador corporal. Desde 2017, segue ministrando aulas de Pilates Solo e Yoga.
0 Comentários