Foto: Divulgação
news-details
Cultura

Projeto Feijão Letrado leva leitura e arte para as crianças do Ecoa e do Sama neste sábado

O Projeto Feijão Letrado, que já distribuiu mais de 16 mil livros para crianças em diversas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, e Tocantins, encerrará sua terceira temporada em 2024. Nesta semana,as atividades estão sendo realizadas em escolas e instituições de Bragança Paulista.

Neste sábado, 17, a partir das 10h, a iniciativa estará presente no Ecoa (Espaço de Convivência e Aprendizado), localizado na Alameda XV de Dezembro, 1.980, no Bairro do Matadouro. Já no período da tarde, às 15h, o Sama (Serviço de Assistência de Acolhimento Institucional), na Rua Alziro de Oliveira, s/nº, no Jardim Santa Lúcia, recebe o projeto.

Além da doação de livros, o Feijão Letrado oferecerá oficinas de brinquedos recicláveis e sessões de contação de histórias para as crianças.

A ação teve início durante a pandemia, com a ideia de incluir livros infantis nas cestas básicas doadas a famílias carentes. A iniciativa foi um sucesso, transformando-se em um programa itinerante que leva leitura e arte ao público infantil, com mais de 10,4 mil livros distribuídos até o ano passado. Nesta terceira edição, o projeto visitou oito cidades em três estados, beneficiando 32 instituições e escolas. Em 2024, até o mês de agosto, mais 6.400 livros serão distribuídos.

SOBRE A INICIATIVA

Criado pelos produtores culturais Reginaldo Menegazzo e Genivaldo Amorim, que atuam na região de Campinas, o projeto conta com patrocínio da Lei de Incentivo Federal do Ministério da Cultura e da empresa Jofege. A ideia nasceu com o objetivo de incentivar a leitura durante o período de isolamento social, quando as crianças foram especialmente impactadas por estarem fora do ambiente escolar. O principal objetivo do projeto é criar pontos de convergência que direcionem e estimulem a atenção das crianças para os livros.

O Feijão Letrado inclui atividades como oficinas de brinquedos recicláveis e contação de histórias. Um dos diferenciais do projeto é a estante/arte, criada pelo artista plástico Filiage, que busca proporcionar uma experiência única de acesso às obras literárias.

Para mais informações, entre em contato comMarcelo Andriotti pelo e-mail: mtandriotti@gmail.com.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image