No Dia do Livro Infantil, 18 de abril, Bragança Paulista recebe, na Praça Central, o Projeto LeiturAR, de leitura ao ar livre. Inicialmente, o evento estava previsto para acontecer no Dia Mundial da Poesia, comemorado em 21 de março, mas teve de ser postergado devido ao decreto emergencial anunciado pelo governador João Doria para contenção da pandemia do coronavírus.
Na ocasião, os munícipes poderão passar pelo local e pegar livros de forma gratuita, de diversos gêneros. “Você aproveita o sol e a oportunidade de adquirir um livro gratuitamente, num ambiente de natureza. Se você curte literatura, encontrará obras de diferentes gêneros, que atendem leitores de todas as idades, um livro pode ser seu”, explicam as organizadoras da ação.
O LeiturAR é criado e organizado por Silvana Cardoso de Almeida, bibliotecária, artesã e integrante da diretoria da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), com a parceria de Laura Lanford, escritora e artista visual do Lan Design Ateliê, ambas atuantes no segmento cultural da cidade.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Bragança Paulista e fomento da Lei Aldir Blanc, o Projeto LeiturAR tem o objetivo de estimular o hábito de leitura na comunidade local.
O evento ocorrerá no espaço da Praça José Bonifácio (nos fundos da Igreja Matriz), com início às 9h e término previsto para as 16h. O público leitor encontrará livros totalmente higienizados e embalados individualmente, incluindo um marcador de página. A exposição dos livros ocorrerá de uma maneira bastante diferente, com uma surpresa preparada pelas organizadoras.
Os 200 livros foram adquiridos de acordo com os protocolos de segurança, em sebos e também por meio de doações particulares e de diversos escritores da cidade, que colaboraram com o LeiturAR. Para higienizar, embalar e preparar cada livro para as doações, foram utilizados materiais adquiridos em comércio local. “O objetivo principal do LeiturAR é o de incentivar o hábito de leitura, mas também de estimular o trabalho em equipe onde o ciclo: produção literária – autores – comércio local colaborativo – distribuição – age como um facilitador para o encontro da obra com o leitor”, explicam.
O LeiturAR foi elaborado com obras de poetas de diversas gerações de Bragança Paulista, escritores de diferentes gêneros literários, desde literatura infantil a romances policiais e de ficção. “Você poderá escolher o livro que lhe agrada e levar para uma leitura tranquila, na segurança do seu lar. A transmissão da informação e do conhecimento não pode parar. Quem lê recebe inúmeros benefícios. Conhecimento você doa infinitamente, mas nunca o perde, pode compartilhar a vontade. A leitura aproxima as pessoas, educa, profissionaliza, diverte, além de descobrir muitas soluções”, finalizam as organizadoras. Participe!
0 Comentários