Após estudos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vem implementando medidas de identificação dos principais fragmentos de vegetação nativa em áreas urbana e rural onde é possível implantar as passagens de fauna, sejam aéreas ou subterrâneas, para mitigação de atropelamentos e enfermidades ocasionadas por atropelamentos, além de proporcionar o fluxo gênico por meio da interligação dos fragmentos.
O trabalho inclui a instalação de passagens de fauna em estradas e ruas que cortam os fragmentos e exigência de implementação de passagens de fauna em empreendimentos (condomínios, loteamentos, indústrias etc.), estabelecidas nas análises de estudo de impacto de vizinhança e diretriz urbanística com influência sobre fragmentos de vegetação nativa no entorno.
Em 2020, foram solicitadas as implantações de duas passas faunas. Em 2021, foram solicitadas as implantações de oito passas faunas como medida mitigadora de empreendimentos.
Nesta semana, a Administração Municipal executou ainda 30 metros de passagem de fauna aérea na Avenida Tancredo Neves, que interliga dois fragmentos.
O objetivo é que as ações, além de reduzir a ocorrência de acidentes envolvendo atropelamentos de animais silvestres, proporcionem maior segurança aos indivíduos.
De acordo com a Prefeitura, as ações são contínuas. Novos projetos já estão sendo finalizados e serão implantados no Ciclo 2022 do Programa Município Verde Azul.

0 Comentários