Neste sábado, 17, acontece, em Bragança Paulista, o Projeto Conexões Musicais 2019, com ações educacionais do Quinteto de Metais e Quinteto de Cordas. A iniciativa é da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), que na data completará 79 anos de existência.
O projeto engloba um circuito de atividades educacionais e concertos de câmara com a ocupação de espaços públicos e centros culturais locais, oferecendo a oportunidade de participação a grupos musicais e destacando elementos da cultura musical de cada região.
As atividades promovidas pela OSB acontecerão em dois locais: com o Quinteto de Metais, na sede da Banda Lyra Bragança Paulista, situada à Avenida dos Imigrantes, 6550, Jardim Morumbi, e com o Quinteto de Cordas, no Polo Guri, localizado na Rua Alexandre Berbari, 101, Jardim São Lourenço. Em ambos os espaços, a programação acontece das 9h às 15h, e contará com workshops para músicos profissionais e estudantes de música moradores da cidade inscritos previamente e, à noite, às 19h30, haverá a apresentação de concertos de câmara abertos ao público, com entrada gratuita, em ambos os locais.
No Polo Guri, violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas que se inscreveram por meio do site assistirão aos workshops, enquanto trompetistas, trombonistas, trompistas e tubistas viverão essa experiência na sede da Banda Lyra. Todos terão a oportunidade de participar de uma rica troca de experiências com alguns dos mais renomados artistas do cenário da música de concerto brasileira.
Com relação aos concertos, o Quinteto de Cordas da OSB, formado por André Cunha e Willian Isaac (violinos), Samuel Passos (viola), Lisiane de Los Santos (violoncelo) e João Rafael (contrabaixo), vai se apresentar no auditório do Polo Guri, com obras de Mozart, Vivaldi e Carlos Gomes no repertório. Já o Quinteto de Metais da OSB irá realizar sua apresentação no auditório da sede da Banda Lyra, com Ary Barroso, Pixinguinha, entre outros compositores no programa. Nilson Coelho e Flávio Melo (trompetes), Elber Ramos (trombone), Eliézer Rodrigues (tuba) e Eliézer Conrado (trompa) compõem a formação.
O Projeto Conexões Musicais está percorrendo, ainda, outras sete cidades do interior de São Paulo: Caçapava, Cruzeiro, Guararema, Guaratinguetá, Lorena, Suzano e Paulínia. Em novembro deste ano, acontecerá um grande concerto na cidade de Paulínia e os participantes dos workshops desses oito municípios que mais se destacarem terão a oportunidade de se apresentar com a OSB.
0 Comentários