
O Programa "Prontos Pro Mundo", uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), tem como objetivo ampliar os horizontes educacionais dos estudantes da rede pública estadual. Entre os principais objetivos do programa, destacam-se:
- Proporcionar vivências internacionais para estudantes da rede estadual;
- Aprimorar a formação acadêmica com foco no bilinguismo e na educação global;
- Desenvolver competências socioemocionais e interculturais nos alunos;

A primeira fase do programa ocorre no 9º ano do Ensino Fundamental, período em que o estudante participa das avaliações do SARESP e deve apresentar frequência escolar satisfatória, requisitos necessários para participação no programa. Os critérios para participação na primeira fase são:
- Desempenho acadêmico: percentual de acertos igual ou superior a 50% nas avaliações do SARESP;
- Frequência escolar: igual ou superior a 85% de presença no 9º ano do Ensino Fundamental.
Na segunda fase, que ocorre na 1ª série do Ensino Médio, os requisitos de desempenho acadêmico e frequência escolar permanecem os mesmos, sendo acrescido o requisito de participação, frequência e desempenho no curso intensivo de língua inglesa oferecido no contraturno escolar. Ao longo do curso, os alunos são avaliados quanto à proficiência no idioma, e, com base nos resultados e outros critérios, são selecionados para o intercâmbio internacional em países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Reino Unido.
Este intercâmbio será realizado em dois momentos: no primeiro e no segundo semestre, com parte dos estudantes participando em cada uma das etapas.

CONTEXTO REGIONAL
Na região de Bragança Paulista, um total de 1.206 estudantes foram selecionados para participar do Programa "Prontos Pro Mundo", distribuídos em 59 escolas. Desses, seis estudantes foram escolhidos, atendendo aos critérios mencionados acima, e estão aptos a realizar o intercâmbio:
- Milena Akemi Miura – Escola Estadual Dom José Maurício da Rocha, Bragança Paulista;
- Rean Mansur Elesbão – Escola Estadual Aracy Bueno Conti, Atibaia;
- Rafael Maciel Jameli – Escola Estadual Narciso Pieroni, Socorro;
- Rayssa Marinho Gomes – Escola Estadual João Ernesto Figueiredo, Bragança Paulista;
- Nawan Rikelmy Barbosa Nobre – Escola Estadual Maria Eloiza Ramos Pinheiro, Nazaré Paulista;
- Kevin Paulo Gomes de Melo – Escola Estadual José Manoel Alvares Rosende, Bom Jesus dos Perdões.
Esses estudantes já embarcaram para o Canadá, com partidas programadas para os dias 29 e 30 de janeiro de 2025. Eles passarão três meses no país, cursando matérias específicas do ensino médio (high school), com todas as despesas custeadas pelo Governo do Estado de São Paulo.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários