No último dia 13, foi realizado, no auditório do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Bragança Paulista, o curso de PICC (Cateter Central de Inserção Periférica), que foi patrocinado pelo Rotary Club Bragança Paulista Estância, por meio de um projeto de subsídio do Distrito 4590 e de recursos próprios adquiridos em eventos como o Frango Grelhado e a Festa do Queijo e Vinho.
Foram habilitados 20 enfermeiros e quatro médicos que atuam nas enfermarias e UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) da Santa Casa e do Hospital Universitário São Francisco (Husf).
Trata-se de uma técnica que pode ser realizada apenas por profissionais habilitados, e sua inserção é empregada em uma veia periférica, do braço, com progressão até a veia cava, próxima do coração, assumindo característica de cateter venoso central. Consideram-se também as peculiaridades de cada faixa etária, desde o recém-nascido até o idoso.
O PICC tem como uma das suas vantagens a redução da necessidade de “picadas” no braço para “pegar” veias, reduzindo o sofrimento dos pacientes graves ou com longos períodos de internação. Espera-se que dezenas de pacientes atendidos na Santa Casa e no Husf sejam beneficiados mensalmente com essa técnica.
O instrutor do curso foi o enfermeiro Ricardo Martins Borges, da Empresa Nobre Educação, empresa que tem como CEO Leandro Nobre, presidente 19/20 do Rotary E-Club Tropeiros do Distrito 4621, que doou dez bolsas de treinamento.
Estiveram presentes no treinamento o presidente 19/20 do Rotary Club Bragança Paulista Estância, Mauro Hollo, o superintendente operacional do Complexo Hospitalar, Eduardo Silva, além do médico cirurgião e membro do Rotary, Paulo Aquino.
0 Comentários