Foto: Divulgação
news-details
Saúde

Profissionais da saúde participam de curso de PICC no auditório da Santa Casa

No último dia 13, foi realizado, no auditório do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Bragança Paulista, o curso de PICC (Cateter Central de Inserção Periférica), que foi patrocinado pelo Rotary Club Bragança Paulista Estância, por meio de um projeto de subsídio do Distrito 4590 e de recursos próprios adquiridos em eventos como o Frango Grelhado e a Festa do Queijo e Vinho.

Foram habilitados 20 enfermeiros e quatro médicos que atuam nas enfermarias e UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) da Santa Casa e do Hospital Universitário São Francisco (Husf).

Trata-se de uma técnica que pode ser realizada apenas por profissionais habilitados, e sua inserção é empregada em uma veia periférica, do braço, com progressão até a veia cava, próxima do coração, assumindo característica de cateter venoso central. Consideram-se também as peculiaridades de cada faixa etária, desde o recém-nascido até o idoso.

O PICC tem como uma das suas vantagens a redução da necessidade de “picadas” no braço para “pegar” veias, reduzindo o sofrimento dos pacientes graves ou com longos períodos de internação. Espera-se que dezenas de pacientes atendidos na Santa Casa e no Husf sejam beneficiados mensalmente com essa técnica.

O instrutor do curso foi o enfermeiro Ricardo Martins Borges, da Empresa Nobre Educação, empresa que tem como CEO Leandro Nobre, presidente 19/20 do Rotary E-Club Tropeiros do Distrito 4621, que doou dez bolsas de treinamento.

Estiveram presentes no treinamento o presidente 19/20 do Rotary Club Bragança Paulista Estância, Mauro Hollo, o superintendente operacional do Complexo Hospitalar, Eduardo Silva, além do médico cirurgião e membro do Rotary, Paulo Aquino.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image