Na última segunda-feira, 29, professores de diversas disciplinas da rede municipal de Bragança Paulista participaram da Orquestra em Sala, primeira fase do Conexões Musicais, projeto de responsabilidade social e democratização cultural da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Na ocasião, músicos da OSB ministraram palestras leves e interativas, com o objetivo de capacitar esses educadores, a fim de que eles repliquem a seus alunos os conhecimentos adquiridos sobre o universo da música de concerto, o funcionamento de uma orquestra sinfônica e o trabalho dos músicos.
A Orquestra em Sala é o primeiro contato da Orquestra Sinfônica Brasileira com as comunidades por onde passa e funciona como uma preparação para as outras fases do Conexões Musicais. Neste mês, músicos moradores das oito cidades participantes terão a oportunidade de participar de workshops com renomados instrumentistas da OSB, que, ao final do dia vão se apresentar em concertos de câmara, abertos ao público.
Em Bragança Paulista, o evento acontece no dia 17, em dois locais diferentes: o Quinteto de Metais da OSB realiza workshop, das 9h às 15h, na sede da Banda Lyra, e concerto às 19h30, no mesmo local; e o Quinteto de Cordas da OSB realiza a oficina, também das 9h às 15h, e concerto às 19h, no polo do Projeto Guri.
Os professores interessados em participar dos workshops podem se inscrever no site: www.conexoesmusicais.com.br. Aqueles que se destacarem no evento serão selecionados para a terceira e última fase do Conexões Musicais, um grande concerto sinfônico que será realizado no dia 10 de novembro, no município de Paulínia, em que os músicos terão espaço no palco e tocarão juntamente a Orquestra Sinfônica Brasileira.
Criado em 2017, o Conexões Musicais tem como objetivo criar uma rede de interação em cidades do interior, promovendo o acesso à cultura e à informação. A Orquestra Sinfônica Brasileira conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura e o apoio de patrocinadores para a realização de suas atividades.
0 Comentários